Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

4 de jan. de 2015

BOTAFOGO X XV

Começamos na Copinha.

Antes do jogo a confirmação de uma notícia:


O meia/volante Fernandes não jogará a Copinha, já incorporado ao elenco principal.

Dito isso, do time que entrou em campo eu só conhecia, de ver jogos dos juniores, o Baiano e o Vinícius, zagueiro e atacante, respectivamente.

O jogo começou muito pegado. Muita marcação dos dois times, e apesar de ter sido um jogo de bom nível, teve pouquíssimas chances de gol criadas.

O goleiro Saulo foi pouco exigido, mas quando foi, mostrou segurança. A zaga se portou bem, com Baiano e o capitão Emerson. Firmes na marcação, mostraram saber sair jogando, uma característica interessante do nosso time.

Com um esquema 4-5-1, que não consegui identificar se era 4-3-2-1 ou 4-2-3-1, os laterais tinham espaço para apoiar, e o fizeram bem. Erick pela direita e Iuri pela esquerda foram bem no apoio, mas não foi possível avaliá-los quanto a marcação. 

No começo do jogo o lateral direito do XV, Samuel, até me chamou a atenção (ver oportunidades de contratação nos adversários é outra característica importante da Copinha), e deu trabalho a Iuri. Mas depois passou a ficar muito tempo no chão, e não mostrar mais ritmo.

Nosso meio ficou bastante apagado. Dierson parecia ser o primeiro volante, e Gustavo o segundo. Gostei do futebol do Gustavo, faz bem a posição, mostrando qualidade no passe. Os outros meias, Mauro, Paulo e Rafael se confundiam em campo. Só era mais fácil identificar o último, pelo cabelo estilo calopsita.

Mauro, que seria o cérebro, pelo menos por vestir a camisa 10, começou bastante tímido. Paulo, com o peso da 7, também não pareceu fazer jus à mesma. Mas no final do primeiro tempo Mauro mostrou uma qualidade interessante, fazendo dois belos lançamentos longos.

No ataque tínhamos o já conhecido Vinícius. Ele vem amadurecendo, tendo participações importantes até na parte defensiva, fazendo aquela marcação de primeiro pau em cruzamentos. Também fez bem o pivô em vários momentos, mas que acabaram infrutíferos por conta da tal timidez do nosso meio.

No segundo tempo Vinícius começou a jogar mais fora da área, e logo aos 10 minutos foi substituído por Luis Henrique. Este mostrou pouco no tempo que teve, e não fez muito além do pivô.

Aos 23 saiu o Rafael e entrou o Moraes, outro que já conhecia de outros jogos dos juniores, e já havia me chamado a atenção. Na sua primeira participação deixou uma bola pro Dierson que chutou na trave.

Ainda tivemos a entrada de Gorne no lugar de Paulo, dando a impressão que ficamos com dois atacantes. Mas mesmo "com a azeitona cansada" não foi possível construir muito.

O grupo é bom, joga realmente um futebol de conjunto, e os garotos são bons, ou seja, poderão melhorar e até ajudar nosso time principal. Mas não vi nenhum craque, ou jogador muito diferenciado. Destaque pra zaga, Gustavo e alguma expectativa de ver mais dos laterais.

O placar? Deixei pro final, justamente porque nesse momento é o menos importante, só valendo porque passar de fase significa mais jogos, mais experiência, mais valorização desses jogadores da base, e mais exposição do nome Botafogo. Isso tudo sempre é importante. 

O jogo terminou Botafogo 0 x 0 XV Piracicaba...

Com o melhor lance no último minuto, quando Luis Henrique pegou bola na esquerda, cortou pra dentro, e mandou lindo chute obrigando o goleiro a fazer linda defesa.

Abraços.



2 comentários:

  1. Na verdade Henrique, só consegui ouvir partes do jogo pelo rádio e segundo o narrador da Tupy, o gol perdido no fim foi daqueles que não se pode perder.

    Parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei exatamente um gol perdido, na verdade foi uma jogada bem trabalhada, um lindo chute, e uma linda defesa. E o rebote ficou na base da confusão na équena área, mas goleiro chegou antes protegido pelos zagueiros, porque quase empurram a bola pro gol.

      Abraços.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG