Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

9 de jul. de 2014

PORQUÊ NÃO EU (NÓS)?

Reflexões sobre o futebol brasileiro.

Antes, um alívio para este momento tão conturbado no nosso futebol.

FOGÃO É CAMPEÃO CARIOCA 
SUB 20/2014

Imagem - Lancenet




Um erro para não ser mais repetido.

1 – Até o jogo de hoje, ninguém poderia afirmar que, a Argentina com Messi e o nosso time com Neymar eram times competitivos. Os hermanos pegaram uma moleza que só ao passo que o Brasil teve adversários e adversários. Fracos como Croácia e Camarões, mas perigosos como México e Colômbia (sem falar no Chile). Porquê então a falta de humildade para não entrar esperando a Alemanha e bloqueando o jogo deles, se nos respeitam (avam) tanto? Hoje, mesmo com o futebol feio, é que veio surgir o verdadeiro futebol argentino (ainda que Messi não tenha dado o ar da graça).

2 – Aliás, que joguinho modorrento foi esse entre Holanda e Argentina válido pela semifinal número 2? Disfarçado pela emissora oficial de jogão e de times que se respeitavam, para o bom entendedor do futebol, foi simplesmente um jogo de defesas, de times que abriram mão de atacar (mormente a Holanda, castigada por isso) para se fixarem lá atrás. Um jogo bem feio de se ver. Mas qual o erro em se fazer isso? Porquê não o fizemos também, quando era a nossa hora?

3 – Não vi, nos primeiros 10 minutos do nosso jogo contra os alemães, o time deles superior ao nosso. O respeito era evidente e a cautela em atacar como fizeram contra Portugal, para ficar neste exemplo, era visível. Bastaria então marcarmos de forma correta (termos entrado com a escalação ideal) e a probabilidade de sucesso não seria um sonho tão distante assim. Perderíamos aquele jogo como qualquer time inferior pode perder (até teríamos chance de vitória), mas bastará a volta da seleção a campo para vermos que o placar taitiano não é coisa nossa. Não foi coisa de nenhuma das seleções pífias que por aqui apareceram. Não é placar nem daqueles jogos das eliminatórias européias entre um grande e um time do Nepal, da Sibéria ou do 'fim do mundo de Alexandre, o grande'.

Então meus amigos, foi sim um jogo para refletir. Ou se tomam agora as medidas cabíveis no sentido de se profissionalizar de vez o nosso futebol ou agora, sem os talentos de outrora (nos piores momentos, sempre os tivemos pelo menos aos pares), vamos correr o risco de começar a ver surgir uma era na qual adversários vão nos ver como um time normal, como uma seleção que pode sim ser vencida. Pode acabar de vez o respeito de décadas, conseguido a partir da geração de ouro dos anos 50/60.

Refletir é preciso, trabalhar a sério então nem se fala.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

8 comentários:

  1. Paret, quando da divulgação da escalação, com Bernard, meio que me bateu uma nostalgia, tipo o Brasil tem que ir pra cima mesmo, se impor.
    Com a bola rolando a realidade foi dura, mostrando a minha ingenuidade, que se transformou em desilusão. A nostalgia é apenas nostalgia. Não temos mais os craques de outrora.
    Considero as demais seleções mais compactas, sem dar espaços, diferente de nossa seleção, desorganizada, com setores distantes.
    Quantas vezes vimos David fazer ligação direta por não termos saída de bola? Parecia Antonio Carlos pelo Botafogo, sob o comando do Joel.
    Nos faltou qualidade, bom planejamento, organização, etc.
    Sinto que na seleção falta um 10 clássico, assim como ocorre no Botafogo.
    Acho que já escrevi demais, talvez algumas bobagens, mas não piores que as ditas na coletiva dessa quarta-feira pela comissão técnica.
    Na entrevista basicamente atribuíram o fiasco a seis minutos de pane. Parreira, o mesmo que já disse que a CBF é o Brasil que deu certo, falou que um tsunami atingiu a seleção.
    Disseram que tudo foi muito bem feito, apresentaram números, argumentos e tal. Sobrou arrogância e faltou humildade. Parreira terminou sua fala lendo mensagem de uma senhora enaltecendo o treinador.
    No twitter, o Carlão, botafoguense de Sergipe, que o Henrique deve conhecer, disse que depois da entrevista dessa quarta os palhaços Patati e Patatá devem abrir o olho para não perderem espaço para a dupla Felipão/Parreira.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo. Falei aqui num dos jogos anteriores, quando fomos muito mal (acho que contra o México), que estavam de brincadeira querendo que o menino da vez entrasse e resolvesse, quando os meninos anteriores (Ronaldo em 94 e Kaká em 2002) primeiro ficaram no banco pegando liga para só na Copa seguinte serem escalados.

      Estava tudo errado meu amigão.

      Paret.

      Excluir
    2. Olá, sem dúvida conheço o Carlão e suas opiniões firmes e engajadas.

      Sobre a postagem, realmente até os 10 minutos o jogo era equilibrado. Comparando com uma luta de boxe, os lutadores se estudavam, erramos, baixamos a guarda, e tomamos um direto. Ali o time sentiu, mas não caiu.

      Por estar taticamente errado, seguiu investindo, um pouco tonto, mas de forma quase equilibrada, e veio o segundo soco, e este desmanchou. Foi knock-down.

      Daí pra frente vimos um lutador nas cordas, apanhando e caindo. Fosse luta de box o juiz teria encerrado aos 30/35 do primeiro tempo. Knock-out.

      Acho que antes de mais nada faltou preparo psicológico. Além do tático, técnico e físico. A fraqueza psicológica do grupo já havia ficado patente no jogo contra o Chile. Numa semi-final contra a Alemanha, ao tomar gols tão cedo, ela dominou toda a situação.

      Abraços.

      Excluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Meus caros amigos do BLOG, sim faltou muita coisa, principalmente a humildade que está sempre ao lado dos vencedores. O maior responsável por esta falta de humildade para mim chama-se Rede Globo de Televisão, seus comentaristas e locutores, estes sim ganharam de véspera, fizeram de tudo para incutir na cabeça do povo que para nós era fácil. Sobre os jogadores criaram um clima de festa antecipada, e que devido ao nível cultural baixíssimo da grande maioria, explodiu em choro e devaneios. Os lugares que frequento todos sem exceção achavam que o Brasil ganharia a Copa, fui o único que apostei na Alemanha e talvez na Argentina pelo apelo emocional que esta ganharia em levar uma Copa no Brasil. Inclusive fui zoado aqui pelo nosso amigo Carlos Henrique porque antecipei que a Alemanha ganharia a Copa.

    A CBF tem sua parcela de culpa ao estipular um prêmio astronômico de 1.200.000 pela conquista, isso abala qualquer estrutura psíquica. Hoje, provavelmente devem ter recebido pela semifinal ai pelos 700 mil para cada um. Li ontem que só o Neymar vai receber 5.100 milhões de euros da FIFA pela contusão. Fica difícil vc pensar em futebol com valores desta natureza.

    Escutei após o jogo de nosso capita Carlos Alberto o seguinte comentário que reproduzo: Não tivemos ninguém que criasse alguma coisa no meio, faltou alguém estilo Ganso para colocar os atacantes na cara do gol. E por fim falou, enquanto continuar este clima de já ganhou e de festa na concentração não vamos ganhar nada. Pensem o que quiserem, mas eu estou com ele.

    Não culpo o Fred por nada, a bola jamais chegou para ele em condições de fazer alguma coisa. E o que é pior, enquanto todos vão ganhar seus milhões na Europa ele ficará aguentando aqui os erros da maioria.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, zoei numa boa. Mesmo hoje não dá pra afirmar que a Alemanha será campeã. Nos goleou por 7 a 1 e meteram 4 a 0 em Portugal, mas jogaram realmente isto tudo?

      Merecem estar nas finais, foram melhores que todos os adversários, mas penaram contra equipes fracas, e podem vencer e podem perder para Argentina, como poderiam perder para Holanda também.

      Continuo insistindo que a Copa está toda muito equilibrada, e que se alguns erros tivessem sido corrigidos poderíamos ter feito jogo duro contra a Alemanha, e quando digo jogo duro, seria jogo duro de se ver, aonde poderíamos perder por placar pouco elástico, ou ganhar em bola ou jogada fortuita.

      Concordo que o oba-oba, o clima de já ganhou, e o medo de se perder em casa foram fatores que desestabilizaram nosso time. Faltou o meia, o 10? Concordo. Mas assim como Oscar não fez nada para assumir esta posição, também não acredito que Ganso, Kaká, Ronaldinho Gaucho, ou mais 10 ou 20, ou até 100 nomes que citarem, incluindo aí até os folclóricos Paulo Bayer (comentado em algumas piadas) conseguiriam assumir esta posição.

      Devemos ver que nossos jogadores estão sendo prematuramente rifados. Vejam o caso do Vitinho, só como exemplo. Jovem, com menos de 20 anos, foi jogado para a Rússia, ou Ucrânia, ou qualquer fim de mundo, para encher a burra de dinheiro e ficar esquentando banco. Ele teria futuro e chegaria a seleção? É incerto, mas seria uma tentativa. Em 10 ou 20 desses garotos, 1 pode chegar lá, mas todos ou a maioria são rifados e esquecidos nestes países.

      Abraços.

      Excluir
    2. Eu sei que a zoação foi numa boa, só fiz menção porque lá atrás ao ver o chocolate em cima de Portugal mostrou-se que ela tinha vindo para ganhar e não passear como algumas vieram. Obviamente, que ela jogou para ganhar e Portugal entrou para enfrentá-la de igual para igual pensando que tinham time para isso, igualzinho o Brasil, e se estreparam. Igual a Espanha que entrou contra a Holanda achando que ganhariam a hora que quisessem e foram embora mais cedo. Na minha opinião esta sim a grande humilhação desta Copa.

      Fiz menção ao Ganso porque na realidade foi isso que nos faltou, ninguém criou nada neste time, o Oscar foi uma caricatura de jogador.

      Equipes fracas que a Alemanha enfrentou? Lógico souberam cozinhar o jogo durante a maioria do tempo, pensando apenas no empate e conseguir levar para os penaltis, onde na cabeça do perna de pau as coisas podem se nivelar.

      Alemanha ou Argentina eis a questão. Na minha opinião acho que dá Alemanha mais pela sua força física do que técnica, mas não podemos esquecer que quando deixaram o Messi solto ele decidiu as partidas. Portanto, é esperar para ver, eu apostaria nos penaltis novamente.

      Excluir
  3. Verdades: a Alemanha é apenas o time mais arrumado. Sem craques, sem um 10 vistoso mas um time, uma espécie de Corinthians/2012 a nível de seleção.

    Nosso time era fraco, não ruim ou sofrível. Fraca é esta Argentina com Messi à meia bomba, seu melhor jogador (Di Maria) fora e que ontem, retrancou-se e jogou para não perder. Risível é a amareLANDA, que tem um belo time, capitaneado pela maior enceradeira da atualidade (Robben) e que se jogar esta bolinha que jogou ontem no sábado, ainda consegue perder para o destruído time do Brasil.

    A Copa não etava difícil de ganhar não: bastava jogarmos o que jogamos no ano passado, na Copa das Confederações.

    Paret.

    ResponderExcluir
  4. Essa coisa de copa do mundo para mim já deu, agora e reiniciar o brasileirão e ver se o nosso amado fogão se ajeita mesmo diante de todas as dificuldades.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG