Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

21 de mai. de 2014

BOTAFOGO EM BUSCA DA REABILITAÇÃO



BOTAFOGO 1x2 GRÊMIO
a crise continua

Fomos a Caxias do Sul jogar contra o time da capital, só que em partida transferida para aquele estadiozinho maldito daquela cidade, o mesmo no qual nos tiraram, na mão grande, a Copa do Brasil de 99 (Márcio Resende de Freitas, ele mesmo).

Um frio danado, um time do Botafogo bem desfalcado (jogar hoje sem Jefferson é terrível) e um gramado que sofreu o dia inteiro com chuva deram o tom da partida. Mas o Botafogo entrou surpreendentemente focado, todos muito ligados na partida e, principalmente, marcando em cima sem dar muitos espaços e, com isto, sempre conseguíamos recuperar bolas na nossa intermediária. Numa delas, o Predador (Carlos Alberto) deu uma bela esticada entre os homens de marcação deles e rolou na meia esquerda para Zeballos que, de pé trocado, abriu o placar, logo aos 5 minutos.

O time então se aproveitou do susto tomado pelo adversário e procurou, com um bom trabalho de marcação, tentar dominar o meio de campo, no que era bem sucedido pelo bom jogo feito pelo estreante C. Alberto. Mas o adversário se organizou e começou a dar trabalho para o Renan, vindo a conseguir o seu empate perto do fim desta etapa, no meu entender, primeiro por falha no sistema de marcação mas mais à frente, por ter o nosso goleiro reserva pulado atrasado.

Voltamos para o segundo tempo então sem a pegada do primeiro e com um irritante jogo de bate e volta, muito prejudicado pela avenida aberta na nossa lateral direita, que nos deixavam por diversas vezes em situação perigosa. O meio de campo ‘sumiu’ e assim, voltamos à odiosa ligação direta da defesa para o ataque, com um adversário agora mais ligado, sufocando e não nos deixando trocar três passes. Aos 20, o técnico colocou Wallyson no lugar do Zeballos, trocou também, aos 24, Carlos Alberto pelo Gegê mas nenhum dos dois que entrou foi capaz sequer de aparecer em campo. Gegê ainda chutou uma bola com violência já no final, mas totalmente sem direção.

Neste cenário, o risco de tomarmos a virada se apresentava a cada perdida de bola nossa, jogadas que os deixavam triangulando no nosso campo até com certa liberdade. Veio então a virada aos 35 e, como que por castigo, vinda em jogada de craque do Max Rodriguez, aquele mesmo que o Maurício Assumpção não quis contratar com o adversário oferecendo numa bandeja de prata. Depois desse gol o Mancini resolveu entrar com Sassá no lugar do Gabriel mas o time não se acertou. No fim, ainda tentamos chegar do jeito que dava mas até um “perigo de gol” contra nós foi marcado pelo confuso juiz já no fim. Vida que segue. Não se pode dizer que merecíamos sorte melhor hoje.



Muito pouco a dizer, então resolvi contrariar a tradição e ler o texto do Paret antes de escrever o meu. Conclusão óbvia: se tinha pouco a dizer, nada sobrou a acrescentar.

No geral, acho que o time caiu por conta do campo pesado e muitos jogadores sem ritmo, que acabaram esgotados.

No final me atrevo a dizer que a atuação não chegou a ser um pesadelo em si. Poderíamos colocar como um resultado normal, e uma atuação aceitável levando-se em conta os desfalques. Mas isso se olharmos somente para esta partida. Olhando o contexto completo a conclusão é mais uma vez óbvia: a situação é muito ruim, e isto se materializa na posição na tabela, e no nosso desempenho sofrível ao longo do ano.

Precisamos melhorar muito, e rapidamente. O tempo urge.

Abraços.

10 comentários:

  1. É amigo Henrique. E neste cipoal que foi o nosso início de campeonato (S. Paulo/Inter/Bahia e Goiás fora e Grêmio em apenas 6 rodadas), ainda vamos ter que ir, daqui a dois domingos, ao estádio "Êta-cai-não?" para pegar os "donos" daquilo lá. Chamam também ao Lulão de 'Impressorão' (fizeram uma arte que mostra que o treco é "os cornos" de uma Lexmark).

    Paret.

    ResponderExcluir
  2. Ė Paret. O jogo de ontem nem chegou bem a ser daqueles "jogou como nunca, perdeu como sempre".

    Mas sei lá... se não houver grandes desmanches, não acho que seja pra brigar pra não cair, mas só dá pra vaga na Sul americana.

    Uma pena não dar pra preparar pra Copa do Brasil...

    Vamos ter que esperar 2015, ou 16.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se eles jogarem focados, mesmo que estejam a partir de agora em estágio tático inferior aos times de cima, dá para tentar na CB sim. Ontem, provamos que temos condições de jogar defensivamente e assim, basta corrigir estes buracos que temos deixado na defesa.

      Paret.

      Excluir
  3. Boa tarde
    O time esteve bem aplicado no 1º tempo, mas o 2º tempo mostrou a equipe sem preparo, pois parou. Apesar da aplicação, muitos da equipe deixaram a desejar individualmente, o que dificulta o que pode funcionar nesse time atual, o conjunto.
    No momento, vejo o time vivendo de bolas que o Zeballos possa receber na boa, como a do gol, de lampejos do Carlos Alberto e da vontade e movimentação do Sheik ali no ataque, mas este último até quando? Quando não sentir a coisa funcionando por parte dos companheiros vai continuar correndo?
    Resumiria a atual situação do time na competição em duas frases, a primeira do Henrique nesse post e a segunda uma minha lá no blog:

    "Precisamos melhorar muito, e rapidamente. O tempo urge".

    "O time precisa ser reforçado com urgência, do contrário a tendência é ficarmos passando sufoco até o final do campeonato".

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. O nome do jogo foi o Jefferson, ou melhor, o nome que faltou no jogo. Duas bolas defensáveis que o nosso mão de alface não pegou. Um goleiro como Jefferson faz uma gigantesca diferença. Outra coisa, temos que elevar as mãos para os céus, pois C. Alberto, Edilson, Airton, Emerson e até o Gabriel e o Bolatti (os dois amarelados), não sei como não teve expulsão. Sem falar do agarra, garra do André Bahia e do Bolívar na área. Não temos plantel para um Brasileirão. Infelizmente Daniel se machucou e o Carlos Alberto mal chegou e já vai para o Depto. Médico. Vai colocar quem? J. Wagner? O Gegê que não disse a que veio? Tá difícil.

    ResponderExcluir
  5. A coisa está tão ruim pro nosso lado, que nem vontade de escrever sobre o Botafogo o frequentador/torcedor do BLOG tem.

    A que ponto chegamos meus caros amigos.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  6. Luiz,

    A coisa é mais grave. Não dá vontade de escrever, e quando a vontade aparece, não há o que escrever. Já está tudo tão batido que fica a impressão que o único recurso possível seria aquele dos debatedores urubulinos lá do tempo do O Globo: fazer copy&paste.

    Mas a gente vai dando um jeito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. O desânimo é inevitável. Concordo com o Luiz. Fico procurando uma coisa boa para falar, mas não tem... Só vejo coisas "nebulosas" no nosso caminho. Aí ficamos torcendo para o recesso da Copa chegar logo, mas temos três partidas para piorar a nossa situação... O que eu não queria falar, mas não vou me conter, é que o presidentista acha que somos otários, só pode. Vem com a conversa que a culpa é de que o tal PROFORTE não é aprovado. Ora bolas, sem muito esforço do meu tico e teco, já jogo a primeira pedra: só o Botafogo está na merda? Porque os outros times estão pontuando e o nosso não? Porque nós saímos do tal Ato Trabalhista? Foi culpa do PROFORTE? E o Engenhão, até hoje nada explicado e sem solução, também foi culpa do PROFORTE? E a ação de danos contra quem causou tamanho prejuízo ao clube, com o fechamento abrupto do Engenhão, também NÃO foi feita por causa do PROFORTE? Vai enganar outro.

    Fui...

    ResponderExcluir
  8. Bom meus amigos como aqui as notícias são escassas, posso falar da minha total ignorância com relação a esta PROFORTE, não sei do que se trata, proforte para mim é empresa de carro blindado e guarda de valores. rsrsrsrsrs. Quanto ao Ato Trabalhista, tá na cara que o dept. Jurídico do Botafogo é uma merda, para não dizer algo mais sério e chulo.

    Meu caro Alexandre, vou discordar, o presidentista não nos acha otários, ele sempre ACHOU, e é por isso que o Botafogo está nesta situação, ele simplesmente misturou futebol com política e seus anseios pessoais e de outros acima dele. E isso está nos levando a esta situação caótica em que nos encontramos.

    Há alguns meses atrás eu disse aqui: se fosse membro do Conselho Deliberativo do clube solicitaria seu impedimento imediatamente, tendo em vista os desmandos que o presidente cometeu nestes anos de direção.

    Quando o Engenhão fechou, disse aqui: chama uma empresa conceituada de Engenharia faz um laudo correto, manda consertar e cobra da prefeitura na justiça os danos causados ao clube, seja ele materiais ou morais ou até lucros cessantes(quem pagava a fortuna que pagava por vários cabeças de bagre que tinham lá poderia fazer isso com facilidade). Falando assim até parece fácil, mas se não o é, tomasse alguma providência para que o mesmo não fosse fechado, bastava ter o laudo na mão e vontade de agir. Mas como sempre foi cagão ou então tinha o rabo preso ao prefeito do Rio, ele ficou quieto e aceitou passivamente tudo, afinal amanhã quando ele sair da presidência o próximo que se dane e que resolva, ele já ganhou o suficiente. Só espero com sinceridade que se ele for candidato mesmo, a torcida negue com veemência o seu voto, é o mínimo que nós torcedores podemos fazer em contrapartida.

    Meus amigos, infelizmente estamos a algum tempo vindo aqui para falar de coisas que nada tem a ver com futebol, foi assim no ridículo carioca e agora no brasileiro. O que vai se fazer, infelizmente nos sentimos impotentes para fazer alguma coisa, podemos apenas vir aqui e colocar pra fora o nosso sentimento de revolta e indignação com todo este estado de coisas.

    Continuo aguardando o reforço mais esperado: salários em dia. Enquanto este reforço não for contratado não temos o que comentar sobre futebol. Vai ser sofrimento um atrás do outro.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cobrar?

      Hehehe, não devia falar isso, mas já saiu notícia aí que parte da bilheteria do Botafogo é confiscada direto na origem para pagar dívida com a Odebrecht, ela mesma, a empresa que fez e desfez e está "refazendo" o Engenhão, e corresponsável junto com a prefeitura pela lambança (se acreditarmos na farsa contada) ou pela roubalheira...

      Abraços.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG