Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

3 de abr. de 2014

O SEGREDO DO SUCESSO

Atende pelo nome de ... P L A N E J A M E N T O.


E isto, definitivamente,
faltou ao Botafogo na gestão Maurício Assumpção.


Desde 2009, com o belo primeiro time montado pelo dirigente doublé de dentista dos poderosos da política do Rio, já se percebia no Assumpção aquele traço de peixe mais acostumado ao aquário do que ao mar. Lembrem-se como, naquele mesmo 2009, entregamos de bandeja um campeonato carioca para o adversário, só porque ele levou um nó do dirigente do time de lá e fez acordo para que o nosso time, que atropelou o Vasco na semifinal, ficasse trocando passes para os lados na final da T. Rio, com aquela conversinha de se fazer as finais para faturar um dinheiro extra.

Ato contínuo, vieram os empresários e conseguiram convencê-lo de que poderia montar um bom time com gente do baixíssimo nível do Leo Silva, do Vitor Simões e, pasmem, do, à época, mais jovem aposentável de que se teve notícia no futebol: Jonatas. Vida que segue e veio aquilo que seria a pedra de toque dos seus dois mandatos: a contratação do SEEDORF. Mas cadê time para flutuar em volta do craque, de forma a permitir que ele nos brindasse apenas com o cérebro e não, que tivesse que se desdobrar em 3, em 4 dentro do campo, com a finalidade de suprir a carência técnica de vários naquele elenco? Foi o fato mais marcante no quesito ‘falta de planejamento’, ou seja, brigou para trazer o craque mas não preparou o terreno de maneira adequada.

E, por fim, dando uma de Montenegro em 1996, depois de termos conseguido alcançar de volta a vaga na Libertadores, alegando um ano difícil, foi negociando atletas fundamentais num time em que precisávamos apenas encaixar um matador (e que fosse mesmo El Tanque) e no lugar, trouxe mais gente de qualidade duvidosa.

Planejamento meus amigos, em competição de alto nível, passa longe disso.


AS CURTINHAS DO PLANEJAMENTO 'MAURICISTA'

O Planejamento à moda Maurício Assumpção, 
texto de leitura proibida para estudantes de Administração de Empresas.
_____________________________________________

- A preparação para a Libertadores - no intervalo da partida de ontem, via-se, pelas entrevistas, vários jogadores sem fôlego, MESMO JOGANDO, POR VEZES, DE 15 E 15 DIAS. Percebe-se agora que a comissão técnica inteira ignorou solenemente o fator 'ritmo de jogo' nas longas folgas  de jogos oficiais dadas aos titulares.

- Com todas as receitas penhoradas, não foi buscada nenhuma saída para a crise de salários, MESMO COM A GRANDE VISIBILIDADE DO TIME NA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL. A torcida dobrou até a Rede Globo, que vai transmitir o nosso jogo na próxima quarta, a organização da Libertadores elevou o nome do time/clube, com a expressão O Gigante das Américas e, surpresa das surpresas, após a vitória contra o campeão argentino, até um site ligado ao clube deles se desmanchou em elogios ao nosso futebol e ao público no Maracanã. Nada disso, porém, foi usado como catalizador para dar um freio nos problemas financeiros que se avizinhavam.

- O acordo com a Telexfree não apresentou nem sombra do que parecia prometer: empresa estrangeira, de grande porte e com fôlego financeiro para bancar a empreitada do clube em 2014. Por onde andou a Telexfree nesta crise financeira toda? Falaram em quase 10 milhões ao ano no acordo firmado com o clube mas cadê este dinheiro? E os 25 milhões anuais da Viton 44 (Guaraviton)?

- Quando a crise de salários surgiu, a falta de habilidade administrativa da diretoria para lidar com o assunto foi de assustar até camelôs da Rua Uruguaiana. Já vi adversários entrarem em parafusos complicadíssimos, com uma crise atrás da outra mas como por milagre, saírem das mesmas em um jogo, uma vitória e um ôba-ôba na mídia. E não somente agremiações populares. Times de torcida parecida com a nossa, igualmente, contornam suas crises com mais habilidade do que a mostrada pelos 'maurício´s boys'.

- Na verdade, o que todos nós queríamos era entender. O problema é que este imbróglio parece, pelo menos por enquanto, inexplicável.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

19 comentários:

  1. É Paret, de planejamento bem feito essa gestão passa longe.
    A derrota ontem foi uma grande decepção, mesmo sabendo de nossas limitações, foi um golpe bem duro.
    Imagina como fica a cabeça de pequenos torcedores, que primeiro assistem a festa da torcida, se empolgam, mas depois não veem o mesmo do time. O clube acaba causando desencanto nesses pequenos torcedores. E porque? Pelo fato citado por você: planejamento muito mal feito.
    Saíram peças importantes e a reposição foi bem abaixo. Resolveram fazer experiência com um treinador, exatamente quando retornamos à Libertadores 18 anos depois.
    Há jogadores que demonstram ímpeto, correria, como Lodeiro, mas tem faltado futebol. Se for para correr apenas, melhor seria mudar de esporte.
    Peço desculpas pelo astral baixo, mas a derrota ontem foi como um direto no queixo.
    Vamos aguardar o que a equipe nos reservará na Argentina.
    Espero que tenhamos uma surpresa agradável.
    O empate pode nos servir, mas com ele dependeremos também do jogo do Del Valle. Até postei sobre o que pode acontecer com diferentes combinações de resultados.
    Nos resta torcer!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ações da administração do MA sempre me causaram impressões díspares:

      - ora parecia bem intencionado mas inexperiente;

      - ora inteligente mas mal intencionado;

      - ora lógico, mas omisso;

      - ora ativo, mas sem transparência.

      E sempre segue, sem mostrar de fato sua verdadeira cara e intenção. Não conseguimos até hoje ter noção se ao final de seu mandato o saldo será positivo ou negativo.

      A falta de comunicação, de transparência, e o trato desleixado com o torcedor, inclusive o sócio-torcedore, foram os maiores pecados desta administração. Coroados com estes erros na gestão do futebol.

      Abraços.

      Excluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Meu caro amigo Paret, quantas vezes nós, eu digo todos nós que aqui frequentam diariamente, estamos falando em planejamento, em jogadores que nada produzem há tempos, enfim uma "comichão" técnica que assiste os erros e fica impassível em resolver.

    Esta diretoria sem noção, que assiste a tudo também e que nada faz. Solta uma bomba da contratação de Emerson Sheik nas vésperas de jogo decisivo, devendo dois meses de salário aos jogadores. Por mais que um jogador deseje jogar não acredito em corpo mole, ainda mais numa competição de visibilidade da Libertadores.

    Portanto meu caro, somos melhores do que aqueles que estão lá dirigindo o clube? Não apenas não temos o rabo preso com ninguém e escrevemos aqui tudo aquilo que achamos de errado, sem medo ou melindres. Obviamente que existe empresário que escala jogadores e isso sinceramente acho que é o caso do Botafogo. Não é possível que um técnico que está a beira do campo não veja que um jogador como o Lodeiro não está jogando nada, muito pelo contrário está atrapalhando o Jorge Wagner a jogar, e na hora da substituição ele tira o Marcelo Matos e deixa o "sósia do cantor Daniel" em campo. Era assim com o OO é assim agora. Escalar o Renato faltando dois minutos para terminar o jogo, foi uma falta de respeito com o atleta, o que demonstrou a sua total falta de nível para dirigir um clube como o Botafogo. Como disse antes foi uma aposta que não deu certo, e se não trocar vamos padecer como no ano passado com o OO.

    Na minha opinião enquanto não tivermos um técnico estilo Felipão, que diz na cara de todo mundo "quem manda aqui sou eu", vamos amargar estas decepções sem tamanho.

    Um abraço e parabéns pela sua lucidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está provado que eles não querem um técnico que mande... quanto mais que mande e fale que manda.

      Excluir
  3. Do que disseram os amigos, também saí do estádio com a sensação amarga de um ‘já vi este filme’, mas também lá fui pensando que o time mais jogara na empolgação do que propriamente na técnica e na tática. No fim Cadré, vimos o cenário da mesma forma. E quanto ao Maurício caro Henrique, alguns fatores pesam mais contra do que a favor.

    Por exemplo, porquê a droga do sócio-torcedor, que deu um pulo significativo dos empacados 7 mil para 11 mil em semanas, no segundo semestre de 2013, simplesmente parou e não sai mais dos 11.200? O problema ali meu amigo, reside na independência que ele não tem. Sem ser pessimista pois está ficando cada vez mais claro, ele está ali mais a serviço da popularidade para fins políticos do que propriamente só em prol do clube. Só não desandou de vez por ser torcedor ferrenho mas creia, a carreira tem pesado muito mais para ele do que a função na qual os sócios o colocaram.

    O Luiz, por exemplo, foi taxativo. Se querem contratar o Sheik, porquê não fazer as coisas na surdina e só divulgar após o jogo da Argentina? Pode ser sim que este blablablá tenha deixado o time mais frouxo nesta derrota.

    Enfim, se o planejamento quisesse se esconder para tirar férias, o lugar ideal nestes últimos 5 anos e meio seria General Severiano.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Paret, eu não diria um pouco mais frouxo, mas pela sacanagem pura e simples. O pensamento no meu entender foi um só, se podem contratar um cara com salário de 500 mil, porque não podem pagar o meu salário que é de 120? O foco do jogo foi desvirtuado por este acontecimento,

      E por fim para não me alongar muito, tá na cara que as coisas no Botafogo não tem transparência nenhuma, como um Presidente diz em entrevista que o clube está falido, e no dia seguinte quer contratar um cara com o salário astronômico. É o inverso de tudo que a gente aprendeu nas cadeiras da universidade. Em vez de cortar despesa o cara quer arrumar mais despesa. É difícil entender.

      Um grande abraço meu caro.

      Excluir
    2. Acabei de voltar do almoço Luiz e lá na Copa, os amigos (até os flamenguistas), afirmavam que a situação do Botafogo parecia não estar difícil e eu, prontamente, rebati: disse-lhes .. “..vamos de moral baixa, sem o futebol que já não havia mas também sem a pegada que houve até há duas semanas, pegar o campeão argentino que passou a jogar bem de novo e tendo que segurar um empate”.

      E eu disse isso pois a conversa rolou sobre a tropeçada no planejamento que foi querer um time imbuído do espírito da vitória mas, concomitantemente, alardear que iria trazer o caro e problemático Sheik. Um tiro no pé dos bons. Concordo com você no todo, ou seja, vimos a mesma coisa.

      Paret.

      P.S. – dizer que é difícil segurar o empate em B. Aires não é pessimismo - é a lógica. Se perdemos o pouco que poderíamos mostrar de futebol, os caras vão vir de estádio lotado e com sangue nos olhos pelos 2x0 daqui e o time deles acordou, como segurá-los? Só milagre.

      Excluir
    3. É o fato,

      Por mais profissional e por menos que se queira pensar no assunto, não tem como entrar com foco.

      Seria a mesma coisa de pensar em alguém que vai trabalhar no dia do enterro da mãe, ou sabendo que o filho está no hospital e vai entrar no centro cirúrgico. Não tem como conseguir manter a mesma concentração.

      E sobre conseguir o empate lá, é possível, mas desde que se jogue fora de casa algo que o time não jogou em momento nenhum este ano.

      Abraços!

      Excluir
    4. Não podemos esquecer que trata-se do campeão Argentino,e que nosso retrospecto em Buenos Aires não é dos melhores, não esqueci o River Plate, quando tínhamos um elenco superior ao de hoje, metemos dois perdemos gols incríveis, levamos três e voltamos desmoralizados.

      Não sei mais o que dizer meus amigos.

      Excluir
    5. É meu nobre amigo. Esta vai ser uma das mais longas semanas alvinegras dos últimos tempos.

      Paret.

      Excluir
  4. Bom dia!

    Acho que estou meio na contra mão da galera, pois vejo uma culpa mínima do técnico, porque as peças que ele dispõe para montar o time são muito fracas e as de reposição pior ainda, veja o caso do Lodeiro, não está jogando nada mais não vejo no elenco inscrito nesta fase da libertadores outro que possa apresentar um nível superior, não temos nenhum meia nem atacante de velocidade, e o tal Wallyson está justificando o porque de ficar mais de 3 anos encostado nos clubes onde passou (saiu da fase de promessa para decepção) e como o Eduardo Hungaro pode pagar essa conta.
    Quanto ao Sheik, confesso que não sou simpático a ele mais nossa carência de atacante é tão grande que me faz engolir esse cara com nosso manto sagrado, e em relação a polêmica acho que o único grande erro da diretoria foi essa história acontecer próximo a um jogo muito importante, deram o maior mole, e em relação a salários sem dúvida nenhuma o corintians está segurando a maior parte pois precisava se livrar dele correndo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Lucas respeito a opinião de todos que aqui escrevem.

    O debate é saudável e como vc tocou no assunto, vou tentar esclarecer o meu ponto de vista encima do que vc escreveu.

    O técnico é fraco por que não tem experiência ou é pau mandado de alguém. O que sempre falo em relação ao Lodeiro, é porque ele está jogando tão mau e assim mesmo é titular absoluto. Porque não testar outro em seu lugar, as vezes o cara que está sentado no banco ao ser alçado a titular se supera. E o Lodeiro está tão mau que qualquer coisa no lugar dele será melhor, os dois chutes que ele deu no jogo chega as raias do ridículo, até a minha avó no gol segura os chutes dele. Ele atrapalha a todos pois gosta de jogar solto e embola com todo mundo, por falta de conhecimento do técnico, que escala errado e substitui pior ainda. Lançar o Renato faltando dois minutos para terminar o jogo, na minha opinião foi a gota d'água, se eu tinha alguma dúvida ali ela se dissipou. A diferença de técnicos, foi que o do adversário ganhou o jogo quando botou o atacante dele para jogar nas costas do Julio Cesar, e o nosso perdeu porque substituiu errado, colocando menos um em campo quando tirou o Henrique e colocou aquela caricatura de jogador de futebol chamado Roni. Na minha opinião o nosso problema não é atacante e sim alguém no meio que possa criar alguma coisa, e é por isso que o Wallison não está jogando nada, simplesmente manda a bola para ele e dizem resolva, e ele não é craque para fazer isso.

    Não vejo Sheik como solução para ninguém. Se estamos mau de atacante, porque não procurar no interior paulista ou quem sabe no nordeste. Vc vai encontrar jogadores baratos que podem resolver o nosso problema. Agora vc tem um problema (falta de atacante) e arranja outro pior ainda trazendo o Sheik. Isso não é solução é morte anunciada.

    Eu disse aqui uma vez e vou repetir, vc só tem uma opção ou joga com Jorge Wagner e alguém pela direita ou joga com o Lodeiro sem Jorge Wagner, os dois juntos não dá certo, são características idênticas em campo. Problema de posicionamento em campo é com o técnico, vejam o que está acontecendo com o Neymar no Barcelona, jogaram o cara lá para direita e ele não joga nada. Todos sabem disso menos o técnico. É ruindade ou não é?

    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos,

    Juntando o que os dois falaram, não dá pra dar um pouco de razão pros dois. O técnico é fraco, mas não é o pior problema. Achei que ele poderia funcionar, porque teríamos Seedorf de técnico em campo, Rafael Marques, e todo um time que já sabia como jogar. Mas desmontaram isso...

    E aí, pra refazer o time, pra ajeitar as coisas, pro botar as coisas pra funcionar de novo, precisamos de um técnico que saiba o que fazer e que saiba mandar e controlar o elenco. E Húngaro está longe disso, e nem aprendendo está, porque está sendo atropelado pelos fatos.

    E nem os jogadores da base, que poderiam deslanchar, como Dedé, Gegê, Daniel, Yguinho, Octávio, Jeferson Paulista (Claro que não todos, mas pelo menos um ou dois poderiam se mostrar úteis) estão conseguindo fazer nada, tragados pela confusão que se formou, e só vem a aumentar pelos desmandos e desorganização, que vem lá de cima, massacra o técnico inexperiente, termina de bagunçar o time, que nunca se organizou, e deságua, como um tsunami, sobre a torcida, que é a única coisa funcionando bem neste clube.

    Há muito mais o que falar, mas muito mais ainda para fazer... então deixa eu ficar quieto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Se há planejamento, é um que minha inteligência não consegue captar.

    http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/airton-e-escalado-entre-os-titulares-e-deve-pegar-o-san-lorenzo-na-libertadores/

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca.

      Airton então substitui o Mattos? Sim, pois Bolatti, com a sua já conhecida lentidão, é jogador temerário para sair jogando la´em B. Aires mas apenas para se observar como vem o time deles.

      Se vierem confusos com têm andado nesta Libertadores, caberia sim colocar o argentino junto com o Gabriel no meio do jogo, pois a qualidade do passe iria ser mais um fator a nosso favor para desestabilizarmos a defesa deles, que vai estar com os nervos à flor da pele.

      Agora Airton hein? Tomara que queime a nossa língua.

      Paret.

      Excluir
    2. Sinceramente, Paret?

      Está totalmente obscuro, talvez porque realmente nosso técnico está perdido, ou está ali somente para executar ordens de dirigentes e empresários.

      Vejamos, Jorge Wagner não treinou porque foi acompanhar o nascimento da filha. Vamos supor que o meio seria aquele pensado por nós: Gabriel, Bolatti, Lodeiro e Jorge Wagner. A forma como o time vem jogando nos levaria a crer nisso aí...

      Pois bem, se JW não pode treinar, deveria-se manter o esquema em um treino sem ele. O mais natural seria colocar o Gegê, mesmo que não esteja inscrito na Libertadores (nem sei se está), ou o Daniel. Manteria mais ou menos a formação e o estilo, aguardando o retorno do JW para os treinos seguintes.

      Se o volante escolhido é o Aírton, vamos aceitar, mas porque o Bolatti foi pro meio? Ou então ele resolveu mudar tudo e voltar para os 3 volantes, que tanto sucesso fizeram no Carioca?

      Neste caso, então esta escalação sem Jorge Wagner é a do jogo, ou então ele vai retornar com JW no lugar do Lodeiro.

      O fato é que é tudo muito confuso, o que mostra mais uma vez a falta de planejamento.

      De qualquer forma, jogar com 3 volantes nem é tão ruim assim, se isto servir para ganhar o meio e dominar as ações. Acho que será fundamental ficarmos com a bola nos pés, pois o empate pode nos dar sim a classificação, e segurar a bola pode passar a ansiedade para o time deles.

      Mas para quem não soube sustentar nem um empate no Maracanã, com tudo favorável, vejo as coisas muito difíceis em Buenos Aires.

      Abraços.

      Excluir
    3. É rezar para que o Airton não seja expulso no primeiro tempo..

      Excluir
  8. Bom dia!

    Valeu Luiz, também respeito a opinião de todos principalmente a sua que acho uma das mais coerentes do blog, reconheço a inexperiência do nosso técnico e até alguns erros grotescos, talvez seja por eu ficar tão indignado com os técnicos figurões que chegam ao clube com salários monstruosos, exigências, comissão técnica toda própria e mais um monte de frescuras e no final não dá em nada, portanto diante da crise financeira que nosso clube atravessa não podemos negar que a opção da diretoria foi pelo menos coerente, quanto a "certo ou errado" só o tempo e os esclarecimentos dos fatos vai dizer, ressalto que essa defesa da diretoria é exclusiva a contratação do Eduardo Hungáro, como o próprio assunto abordado pelo blog, ou seja "planejamento", cheguei a uma conclusão, isso nunca ocorreu nessa administração mesmo reconhecendo uma evolução mais tudo feito aleatoriamente.
    Quanto ao time, Henrique tocou num ponto chave que foi a saída do Rafael Marques, desmontou tudo, mais mesmo assim ainda acredito que voltaremos com a vaga da Argentina e ainda vamos viver dias muito melhores.

    Um abraço e bom domingo a todos!!!

    ResponderExcluir
  9. Mais e mais e mais...

    Uma pena. E sejamos sinceros, todos os ventos estão favoráveis.

    http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/com-sheik-botafogo-reavalia-e-pode-desistir-de-contratar-fabricio-carvalho/

    http://www.fogaonet.com/semcategoria/coluna-contratacao-de-sheik-da-sensacao-de-inutilidade-e-falta-de-planejamento/

    E ainda podemos colocar na lista do ano: Ronny (só jogou uma partida no estadual, sem ritmo de jogo, e inventa de colocá-lo em jogo decisivo?), Rodrigo Souto (este é o verdadeiro Wally, cadê ele? Contrataram porque, pra que?), Alex e Anderson, os gêmeos superpoderosos, e a lista pode aumentar.

    O Botafogo está parecendo o governo, não tem dinheiro pra nada, mas contrata para colocar o pessoal em cabides de emprego.

    Abraços.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG