Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

1 de ago. de 2013

BRASILEIRÃO 2013_BOTAFOGO É LÍDER

FOGÃO É LÍDER DO CAMPEONATO

A tabela já diz tudo


BOTAFOGO 2x0 VITÓRIA-BA



Seedorf, mais uma vez, o nome do jogo

Num jogo escamado, que prometia muita dificuldade, fomos a campo novamente com Vitinho como titular, talvez, para testar duas coisas: a paciência da torcida com ele e a sua capacidade de assimilar o jogo coletivo, fazendo uso da velocidade em prol do time, tentando abrir a defesa adversária de cara a fim de deixar a equipe mais tranquila em campo. E pelo que se viu do resultado, na partida, hoje o garoto não decepcionou: prendeu bem menos a bola e ainda nos brindou com o primeiro gol. Hoje, os times passaram boa parte desta primeira etapa se estudando e nenhuma jogada efetiva para o gol foi completada antes da primeira meia hora. Apenas uma tentativa de chute por cobertura do Seedorf mas foi só. Para se ter uma idéia, o nosso adversário só foi chutar a gol já depois dos 40 minutos e com isto, demorou para sair o nosso gol.

Mas como o nosso toque de bola hoje funcionava bem melhor, acabamos sendo salvos da feroz marcação do time baiano por ele. Numa jogada muito bem construída, que começou com Lodeiro na esquerda, o passe foi feito para o Gabriel que fez a enfiada perfeita para Seedorf. Este então só escorou para Vitinho sozinho, sem goleiro, fazer 1x0. Eram 31 minutos de jogo e o gol serviu para corroborar o nosso domínio territorial, visto termos tido uma vantagem muito grande em relação a eles quanto à posse de bola. Mas, ainda assim, carecíamos de mostrar uma superioridade mais efetiva, pegar a bola, partir para cima e atuar como se disséssemos “aqui quem manda é o Botafogo!”.

Como eu disse, eles tocavam, tocavam mas o que faziam mais era marcar e assim, apenas lá no final desta etapa foi que, numa bola bem passada do meio, o seu atleta chutou para defesa muito difícil do Jefferson, o nosso número 1 (e número 1 do país). Fomos então para o intervalo com a vantagem e isto era o que eu já previra, percebendo que com o vacilo do último domingo, de deixar o adversário empatar no fim, sobraria mais disposição para o jogo contra este adversário pois era uma semana mesmo com cara de 4 pontos. Se os três não vieram no domingo, certamente, hoje é que o time não iria deixar passar a chance de vencer.

Ainda na saída para o intervalo, valeu a disposição e decisão do Seedorf em afastar Vitinho dos repórteres e, mormente, do cara da Globo (Carlos Gil). Nada contra quem quer trabalhar por parte da imprensa mas, que é sempre bom ver outro Loco Abreu mostrando autoridade com esta gente que manda sem ter o direito de mandar, isto é mesmo. Seedorf, na verdade, queria evitar o ôba-ôba sobre o garoto e levá-lo rapidamente para o vestiário, para que o foco fosse mantido apenas no jogo. Ele mesmo acabaria por explicar isto aos repórteres no final da partida.

Voltamos a campo, a bola rolou e logo aos 4 minutos, Lodeiro, de cabeça perdeu ótima chance de ampliar, mas via-se que o time voltara ainda melhor, fechando espaços e apertando lá na frente. Uma pena mesmo esta má forma do Lodeiro, pois está difícil reconhecer aquele craque da parte final do campeonato carioca. Mas o time, num todo, ia bem e assim, o nosso toque de bola foi se impondo ao jogo tático do adversário aos poucos e se sofríamos alguns ataques, também levávamos perigo ao gol deles. Aos 27, Oswaldo começou então a mexer no time colocando Elias no lugar do Vitinho.

Nossa atuação até esta parte do jogo já era bem melhor do que na primeira etapa mas o 1x0 era extremamente perigoso, pois tratava-se de um adversário matreiro, time que mesmo perdendo não abria mão de jogadas de contraataque, enfim, um adversário para testar a nossa capacidade de jogar bem após a ducha de água fria do último domingo. E a tranquilidade veio aos 34 minutos, em mais uma jogada de mestre do Seedorf. Em jogada na qual estava preso na lateral do campo, ele tabelou com Mattos e saiu livre, tocando para a penetração do Elias que, livre na frente, chutou para as redes, indo depois comemorar com a galera (imagem a seguir).

Elias faz o segundo gol e vai para a galera

Com o segundo gol, veio enfim a tranquilidade em campo. Aos 41 minutos, um dos futuros substitutos do Seedorf, Gegê, entrou justamente no lugar do seu mestre. Claro que o nosso 10 saiu para ser ovacionado antes do final da partida. Aos 45, Oswaldo ainda tirou Lodeiro para colocar Dedé em campo, jóia da base que, para quem não conhece, pode ser considerado outro Gabriel (o volante): jogava muito nos juniores, ao melhor estilo do marcador técnico. E assim galera, fomos levando a partida até o seu final, vencemos E SAÍMOS DESTA RODADA COMO LÍDERES DO CAMPEONATO. Que venha o Vasco no domingo.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

10 comentários:

  1. Fogão nas cabeças!

    Comentário rápido ainda do trabalho... vou ler a postagem, que está linda, de casa.

    Abraços galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaaala lííídeeerrrrrrrrrrrr!

      Tô ainda aqui de plantão esperando o vídeo do jogo.

      Partida correta do time, sabendo se sair bem das estocadas do perigoso time adversário e chegando lá na frente sempre com poder de decisão.

      Paret.

      Excluir
  2. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Não podia ter sido assim no domingo passado?

    Seedorf novamente foi o nome do jogo. Este joga com os pés e principalmente com a cabeça, orientando o time em todos os momentos do jogo. Será que OO aprende alguma coisa com ele?

    Estou gostando deste Elias, sempre que entra se movimenta bem e faz gol.

    A vitória tem um significado especial, pois trata-se de time bom este do Vitória, veio aqui em Curitiba jogou com o Coxa invicto e vice-líder e conseguiu segurar o empate. Já conosco não se deu bem, provando que o Botafogo está bem em campo, só não podendo relaxar como fez domingo.

    Uma coisa que falamos muito desde lá do O Globo, um bom time sempre começa com um ótimo goleiro que é o nosso caso.

    Um abraço e repetindo Paret, que venha o Vasco, ultimamente nosso freguês de caderno como dizia meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaaande Braso! Assistiu ao jogo com a plaquinha "EU JÁ SABIA". Belo jogo do alvinegro.

      Como o time se comportou bem ontem Luiz, e contra um dos piores adversários que já enfrentamos este ano. A esperança é que, com o bom mas desequilibrado Caio Junior no banco, estejam já mais "calmos" no returno pois enfrentar esta pedreira lá no Barradão vai ser flórida.

      Fogão e menguinho: os primeiros colocados.... O Botafogo do campeonato e o menguinho da Zona. Assim tá bom demaaaiissssss!

      Paret.

      Excluir
  3. Botafogo é líder e tabela é mãe.

    Vejam como nossos atuais adversários diretos podem mudar (Coxa e Cruzeiro).

    - Os dois se pegam amanhã no Mineirão
    - Rodada seguinte – Cruzeiro sai para pegar Criciúma e Coxa vai à Arena do Grêmio
    - Seguinte – Cruzeiro recebe o Santos e Coxa recebe o Vasco (que está querendo chegar lá na frente)
    - Seguinte – Coxa tem moleza recebendo a Lusa mas Cruzeiro visita o Grêmio
    - Seguinte – Cruzeiro recebe o escamado Vitória e Coxa visita o Corinthians.

    E neste ponto, já sendo 15ª rodada, vão faltar apenas as 4 restantes do turno. Destas 4 últimas, fazemos 2 jogos em casa, contra o próprio Coxa e contra o São Paulo e os outros dois jogos: Furacão e Criciúma fora.

    Estamos na 11ª rodada e creio que até à 14ª, se continuarmos com essa pegada, a diferença de pontos para os mais próximos só fará crescer (algo tipo uns 8 pontos).

    E MEUS AMIGOS: VAMOS FAZER O ÚLTIMO JOGO DO CAMPEONATO AQUI, CONTRA O CRICIÚMA.

    Nosso final de campeonato em dezembro será..

    - Receber o Furacão
    - Sair para pegar São Paulo e Coxa
    - Encerrar contra o Criciúma

    Não é tão bom quanto o foi em outros brasileiros mas dá para sonhar caso o trabalho não esmoreça.


    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paret,

      Esse negócio de tabela mãe eu fico com pé atrás. Não dá para considerar ninguém fraco. Bobeamos e empatamos com o flaquíssimo framengo. Inter vacilou e tomou uma piaba de 3 do lanterna Náutico. Criciúma já mandou um 2 a 1 no Grêmio... então vamos com calma.

      Mas nesta rodada, apesar de fazermos um clássico, o que sempre torna qualquer resultado normal, temos que ver o seguinte:

      - somente Coritiba, Bahia, Cruzeiro e Inter podem nos ultrapassar. Isto significa que sendo todos os resultados contrários a nosso interesse, terminaríamos a rodada em quinto lugar;

      - todos os resultados contrários é algo impossível, pois como você lembrou, hoje já tem Cruzeiro x Coritiba, ou seja, um e somente um deles nos ultrapassará hoje e dormirá líder. O pior resultado para nós é vitória do Coritiba. O melhor resultado é o empate, que deixa Coritiba um ponto à nossa frente e Cruzeiro um atrás. Vitória do Cruzeiro os deixa um ponto a nossa frente, e Coritiba empatado.

      - Bahia não joga. O jogo deles na rodada é justamente o contra o São Paulo, já realizado. Ficam estacionados nos 19 pontos, e passam a ter o mesmo número de jogos. Isso significa G3 garantido para nós.

      - Finalmente o Inter tem o clássico dele pela frente. Apesar da tabela indicar que vitória do Grêmio poderia ser melhor, eu prefiro o empate, para não colocar os tricolores de volta à briga tão cedo.

      Resumindo:

      - G3 garantido;
      - Empate é G2, a menos de uma totalmente improvável combinação de resultados;
      - Vitória é o óbvio primeiro lugar, abrindo pontos para alguns ou vários adversários;

      É hora de criar gordura sim.

      Abraços.

      Excluir
    2. Fala Henrique.

      Eu estava na rua com as crianças mas tentei acompanhar o jogo do Cruzeiro contra o Coxa pelo rádio do celular.

      Para mim, nem um empate seria tão bom quanto a Vitória do Cruzeiro pois o Coxa já tinha os mesmos 20 pontos que nós ao passo que o Cruzeiro, vencendo, só ficaria um ponto acima. Conclusão: uma vitória nossa deixa o Coxa 3 atrás e o Cruzeiro com 2 a menos.

      E acredito mesmo em vitória neste jogo contra o Vasco. Nem a surpresa de serem o time em crescimento poderão apontar, visto terem que já sair tomando cuidado com os nossos habilidosos homens de frente. E na nossa defesa, não creio que tenham vida mansa.

      Fogão, rumo à liderança definitiva. Estou antevendo, caso não ocorram surpresas, que chegaremos ao final do turno com uns 5 a 7 pontos de vantagem para o segundo colocado.

      Paret.

      Excluir
    3. Paret,

      Vou discordar. A vitória do Cruzeiro levou a:

      Cruzeiro 21 pontos
      Coritiba 20 pontos

      Vitória do Coritiba teria levado a:

      Coritiba 23 pontos
      Cruzeiro 18 pontos

      Empate nos teria dado:

      Coritiba 21 pontos
      Cruzeiro 19 pontos

      O empate teria sido melhor. Mas não adianta muito torcer para estes resultados dos adversários, o que importa é fazermos nossa parte e deixar as coisas indo acontecendo.

      Vamos ver como iremos hoje. Um empate não pode ser considerado desastroso.

      Abraços.

      Excluir
    4. O que eu analisei, na verdade, foi a caminhada dos dois clubes.

      Cruzeiro terá caminho complicado, pegando o Grêmio fora e o Vitória que, mesmo indo ao Mineirão pode dar muito trabalho.

      Já o Coxa, joga outra vez fora e pega o Grêmio lá em Porto Alegre. Mas se saísse ontem vitorioso ou conseguisse empatar no fim, poderia surpreender também os azuis e depois, teria mais dois jogos tranquilos, em Curitiba, e poderia disparar lá em cima. Agora, acho que o Coxa não nos passa mais.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG