Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

4 de ago. de 2013

BOTAFOGO 3x2 VASCO

NO MARACANÃ



E o time se
firma na liderança.

Nossos 11 heróis - com eles, vamos em busca do título

Foi impressionante o domínio do Botafogo sobre o adversário de hoje durante praticamente todo o primeiro tempo desta partida. Domínio que só deixava para eles a opção das bolas paradas do Juninho. Numa delas, aos 22 minutos, ele cobrou uma falta na área e, como o atacante que cabeceou para as redes estava impedido, o gol foi anulado. Na volta da bola, Gabriel chutou p/encontrar Rafael Marques, o homem-clássico, livre e em condições de marcar na área. Foi só escolher o canto e chutar. Eram 22 minutos e 30 segundos e o Fogão coroava a sua superioridade em campo.

O futebol do Lodeiro ainda está longe mas já começou a produzir boas jogadas de ataque. O do Vitinho também vai aparecendo. Ele ainda tenta seus chutes a gol sem muita possibilidade de marcar mas na maioria das vezes, já faz o jogo coletivo como tem que ser feito. A enfiada de bola que deu para o Seedorf aos 30 minutos foi perfeita para que, com extrema elegância e habilidade, o holandês fizesse o segundo gol. 2x0 justo no placar, ante a imensa superioridade do Fogão em campo e sobre um time que ainda carece de conjunto e vem montando seu elenco no correr do campeonato.

FOI O PRIMEIRO GOL DO SEEDORF NO MARACANÃ
E MERECIA PLACA.


Dominávamos o jogo e perdíamos jogadas de gol, uma atrás da outra mas, numa bola perdida pelo Gabriel aos 45 minutos, eles retomaram a jogada e fizeram o seu gol. Bobeira generalizada do nosso time, pane em hora errada que poderia nos custar o placar em vantagem mas felizmente, a primeira etapa se encerrou mesmo com 2x1 para o Botafogo. Restava a esperança de que o time voltasse para o segundo tempo ligado, sem a letargia que mostrou no clássico do último domingo mas, infelizmente, o pior aconteceu: cedemos o empate ainda antes dos dois minutos em nova pane geral, agora na defesa.

Mas num jogo em que parecia ser letra do destino a escrita de que não perderíamos os 3 pontos, e mantendo também uma certa escrita de freguesia com este adversário no século XXI, adversário do qual fomos os maiores fregueses no século anterior, em mais uma bela jogada do Vitinho, Rafael Marques recebeu livre e de maneira sensacional, cortou o zagueiro e mandou na gaveta. Eram 3x2 antes dos 3 minutos de jogo . Fomos perdendo gols que não poderíamos perder, como na bola do Lodeiro aos 16 minutos, após mais uma bela arrancada do Vitinho e aí meus caríssimos, um inimigo se fez presente: o cansaço.

O time não estava aguentando jogar no segundo tempo a partir dos 20 minutos e o adversário partiu para cima. Tivessem já o seu elenco preparado e fatalmente teríamos perdido este jogo. Era visível como passamos quase meia hora deste segundo tempo tentando segurar o jogo para evitar o pior. Custou cartões amarelos para Mattos, Gabriel e sustos para Jefferson lá atrás mas, como prêmio pelo momento, seguramos a vitória e saímos líderes nesta rodada, de novo. Assusta, porém, ir a Belo Horizonte na quarta-feira e não conseguir correr contra o perigoso Atlético Mineiro. Vamos ver como o elenco poderá responder nesta hora.

Nossos heróis agradecem ao povão-Fogão após a vitória.



Os golaços do Botafogo no jogo - Lancenet
Caros, como sempre é muito difícil escrever sobre o jogo depois do Paret. O que se falar a mais sobre a partida?


Bem, posso dizer que foi a melhor que eu assisti deste campeonato. E não digo a melhor apresentação do Botafogo, falo do jogo em si.  Dominamos e poderíamos ter goleado no primeiro tempo, mas principalmente por méritos do Botafogo, pois o Vasco tentou o mesmo, marcava forte, passava bem, mas eramos um pouco superiores, o suficiente para ficarmos mais com a bola, e criar lances de perigo com frequência.


E isto dá gosto. Vencer um adversário que se empenha, se organiza, que buscou o resultado até o último minuto, dá muita confiança. Assim como naquele jogo contra o Grêmio, que podíamos no mínimo ter empatado, são partidas assim que mostram que podemos jogar de igual pra igual contra qualquer time do campeonato e vencer.

Faltou pernas no final? Claro, foram 90 minutos de muita movimentação, muitas trocas de passes, muita mobilidade das duas equipes. Ataques e contra-ataques frequentes. Jogadores marcando e atacando. Já aos 15 minutos do segundo tempo dava para perceber que o cansaço já aparecia para muitos jogadores. Neste momento eu torcia para marcarmos logo o quarto gol, e Oswaldo poder tirar Seedorf para reduzir o desgaste dele, e dar mais vigor à nossa equipe. Isto não aconteceu, e Seedorf seguiu até o final.

Estou confiante, mas a partir de agora, e com o retorno da Copa do Brasil, elenco será essencial e decisivo. Lucas fará falta, apesar de Gilberto  ter atuado muito bem hoje. Renato sem ter boas atuações pode custar caro. Não ter outros meias experientes pode ser problemático, apesar de Jeferson, Gegê e Dedé terem muita qualidade.



No ataque, hoje não podemos deixar de dar o braço a torcer por Rafael Marques. Fez dois gols, o mesmo que o "especialista" do outro lado, o jovem André, que eu temia poder desequilibrar o jogo municiado pelos passes de Juninho. E Rafael Marques foi muito mais efetivo na marcação, na ajuda na defesa, e na criação no meio. 

Por outro lado, Vitinho foi muito mais eficiente, e vejo Lodeiro muito participativo e começando a superar as dificuldades que vinha apresentando. Ambos podem melhorar, e é a continuidade desta ascendente que ditará nosso rumo no campeonato.

Na quarta-feira visitaremos o Galo, que ainda não sei como está se posicionando neste campeonato. Ficará só na figuração ou tentará buscar melhores posições? De qualquer forma, a ressaca deles já deve ter passado, e não espero facilidade. Mas mesmo assim, o resultado de hoje nos coloca numa posição bem confortável: mesmo com derrota e vitória dos adversários, temos garantida a vice-liderança. Que isso não seja motivo para relaxar, mas só um estímulo para seguir forte no trabalho feito, mesmo que ocorram eventuais tropeço.

Vamos seguir acumulando pontos, pois existem equipes, como o Inter, que possuem elenco muito forte mas ainda não estão bem organizadas, mas mesmo assim vem acumulando pontos importantes. O campeonato é uma maratona, e ainda não completamos um terço dela. Seguir o planejamento será fundamental. E o apoio da torcida também.

Abraços.

21 comentários:

  1. Fala Henrique.

    Que difícil que nada meu amigo.. hehehe.

    Li o seu texto aí e vi outra abordagem para o que fizemos em campo, para o cansaço do time que, decerto, foi também motivado pela força com que o adversário buscou o jogo, e só agora tô vendo isso.

    Sobre quarta, o Galo ainda está jogando com meio time mas se formos confiantes, mesmo que reforcem o elenco em campo para este jogo, podemos sair de lá com os três pontos, mesmo com torcida mineira contra na sua totalidade, alvinegros e azuis.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Paret,

      Fiquei preocupado, vi que o grupo começou a tentar cadenciar o jogo, mas o fato é eles cansaram também. O ritmo quase não caiu, mas ambos começaram a errar mais e se precipitar em alguns lances.

      Mas aproveito e trago aqui mensagem do twitter:

      João Mantegueiro ‏@joaomantegueiro 1 min

      Rizek: "Eu cornetei o Rafa Marques e hoje confesso q ele é um dos jogadores mais úteis da equipe que joga o melhor futebol do Brasileiro."

      Já quanto ao Galo, parece que vem com desfalques, sem Bernard, Jô e Alecsandro. Vamos ver. Uma vitória pode significar uma margem bem grande.

      Abraços

      Excluir
    2. Beleza Henrique. Também acho a vitória bem possível lá em Minas.

      Agora aqui, uma notícia importantíssima..

      http://www.lancenet.com.br/botafogo/Revelado-Botafogo-Felipe-Tigrao-comandar_0_967703304.html

      Felipe foi um garoto de ouro da base que seria o substituto do Tulio Maravilha mas foi seguidamente traído por contusões, a meu ver, por não chegar no time principal com físico de atleta. Seria um centroavante qualificadíssimo, pelo futebol vistoso e de muitos gols que mostrou nos juniores mas infelizmente, viveu de contusão em contusão, foi parar em time pequeno recentemente mas agora, torço para que tenha voltado para brilhar.

      Paret.

      Excluir
  2. Analise do jogo sem o que tirar nem por, parabéns Paret e Henrique. Mas vou dar o seguinte pitaco em relação a alguns jogadores e arbitragem. É o seguinte; em que pese a arbitragem (ameba principal) ter melhorado muito, ainda temos que engolir coisas que nem com antiácido desce (ponto). Mudando de assunto, o Vitinho melhorou, mas ainda falta para que ele seja um jogador "coletivo". Os passes para Seedorf e Rafael Marques foram perfeitos. Mas pecou no individualismo em outras jogadas. Marcelo Matos continua trazendo lembranças de tempos ruins, de gols em jogadas bizarras. Continuo não gostando do futebol do Lodeiro, penso que o Elias deveria ser acionado. E Rafael Marques continua, na minha singela opinião, sendo um jogador que não é para "brilhar", mas tenho que tirar o chapéu, pois é no mínimo curioso esse jogador, ele não é um matador, mas por vezes surpreende em jogadas como no segundo gol, e como corre o campo todo, ajudando muito na defesa (acho que até mais que no ataque... rsrsrsrs). O Jeferson continua com a deficiência na saída com os pés (lembrou um gol de empate com o FrufruminenC). Bem, após apontar o "dedo", penso que temos o que melhorar e mesmo assim (com todos os "defeitos") estamos 100% dentro de casa, e na liderança isolada. Se melhorar, não estraga, vira CAMPEÃO!

    FOOOOOOOGOOOOOOOOO!!!!!!

    SAN

    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Alexandre.

      Evolução vamos vendo aqui e ali. Só Lodeiro continua numa gangorra danada e, na minha opinião, sempre foi assim: chegou, demorou muito para jogar bem tanto que não se firmou como titular no início (fase inicial do brasileirão passado) até jogar o que jogou no carioca. Quando abrimos o brasileirão ele já começou a jogar mal. Que me perdoem os amigos que discordarem mas trata-se sim, de um bom jogador, mas atleta internacional só o foi mesmo no mundial de juniores que disputou pelo Uruguai. Vai voltar a atuar bem mas não vai passar disso aí.

      E lembramos o mesmo jogo, quando em 2010, encurralávamos o Flu e numa reposição errada do Jefferson, a bola foi entregue nos pés de um atleta que deixou a redonda para Sheik marcar. Tivemos que correr atrás do empate e era jogo para ganharmos.

      Mas o que me assusta mesmo é quando o adversário cresce no segundo tempo, a falta de fôlego do nosso time. Oswaldo já poderia ter aproveitado alguns jogos (e terá obrigação de fazê-lo) para ir colocando Gegê e Jeferson Paulista, pois o elenco tem que ganhar ritmo. Num jogo como o de ontem, mandar um garoto desses a campo era temerário demais. Vêm aí os jogos contra a Lusa e o Furacão, ótimos para este tipo de teste.

      Quarta-feira deveremos fazer o jogo da TV contra o Galo, nosso maior freguês neste século junto com o de ontem.

      Paret.

      Excluir
  3. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Paret vc me fez lembrar algo interessante do passado, quando ia ao Maraca ver Botafogo e Vasco na certeza que tomaríamos uma piaba, com exceção daquela final de 1968 quando ensinamos ao mundo como se joga futebol. Foram várias as derrotas por mim presenciadas, mas como diz o ditado "vento que venta lá, venta aqui também", e hoje em dia jogar com o Vasco é certeza de três pontos.

    Muito bom jogo, mas esta maratona de jogos daqui por diante não sei se vamos aguentar, parto da premissa de que jogo fora um ponto é vitória, pois este campeonato é duríssimo. Como temos feito o dever de casa isso é muito importante.

    Mudando de assunto, o que foi aquilo sexta-feira? Santos 0 x 8 Barcelona. Este time do Santos todos sabemos que foi a maior enganação que já vi, mas sair do Brasil para dar aquele vexame na Europa, por favor que vergonha. Será que hoje este é o nível do futebol brasileiro?

    Um abraço a todos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luiz.

      Quando Tulio chegou em 95 e, numa fase do carioca ou brasileiro em que o time tava na seca, prometeu, da piscina da sua casa, que no domingo venceríamos e ele faria 2 gols, começou o reverso da medalha.

      Dali para cá, passamos a vencer bem mais que eles e a partir deste século a coisa começou a virar mania. Mas para provar que vem mesmo lá dos tempos do Maravilha, só em 97, o ano da timbalada, vencemos na Taça GB em São Januário por 2x1 de virada, com um gol nosso do Airton, em jogo que Eurico Miranda tentou tumultuar, parando-o por vários minutos, eles insistiram em jogo extra para decidir a Taça e ganhamos de novo por 1x0 (gol de cabeça do Gonçalves) e ainda vencemos outro na Taça Rio, novo 1x0.

      Só no terceiro turno é que acho que foram arrumar, ou um empate ou uma vitória.

      Aí, na decisão, venceram o primeiro com o gol da rebolada do Edmundo mas perderam a partida decisiva com o gol Dimbalada. E a partir de 2000 virou saco de pancadas definitivo. Se eu lembrar direito, neste período, só consigo lembrar de umas 3 vitórias deles contra mais de 10 nossas.

      Voltando ao brasileiro, temo também pela maratona pois vejo já um elenco extenuado, bem mais que os outros. E por fim, o nível do futebol brasileiro não é mesmo este que Santos e São Paulo vêm demonstrando fora do país. Foram times que saíram para jogar fora na hora errada.

      Paret.

      Excluir
  4. Bom dia amigos,

    Concordo com todos, e o time estava mortinho em campo se é um time mais qualificado, mais descansado, a situação seria complicada. Acho que o Oswaldo poderia colocar um mistão contra o galo para poupar alguns jogadores. Temos que continuar na pegada, senão continuaremos a ouvir a velha história dos anos anteriores o famoso "cavalo paraguaio".


    Saudações Alvinegras!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodrigo.

      Bom vê-lo de volta ao blog. Volte sempre meu amigo.

      Não sei se a solução seria ir de misto contra o Galo pois se eles retornarem alguns titulares, o jogo pode ficar complicado. Acho que nesta partida, o negócio seria pegar a má fase deles e partir com tudo.

      Saindo com um 2x0 de cara e abrindo o segundo tempo segurando a provável reação deles, poderíamos ir substituindo algumas peças pois já vamos jogar sábado em Brasília contra o Goiás.

      Paret.

      Excluir
    2. É amigos,

      Mistão não vai dar pé. Mas algum rodízio será necessário. Acho que dá para "poupar" 2, no máximo 3 jogadores, em algumas partidas. E acho que os poupados devem ficar no banco, para casos de emergência, ou se a mudança não funcionar direito.

      Com isto, e a possibilidade de entrar mais 2 ou 3 jogadores no final do jogo, é possível manter a disposição do elenco.

      Com esta ideia, eu pergunto:

      - contra o Galo seria o caso de começar com Seedorf no banco?

      - quem deveria ser poupado agora?

      Abraços.

      Excluir
    3. Meu caro Paret, até que a ideia do Rodrigo não é má. Veja, se entramos com um time altamente defensivo para sei lá garantir um ponto deixando os mais extenuados no banco para uma eventual necessidade, poderíamos garantir no sábado contra o Goiás que é tecnicamente uma equipe menos complicada que o Galo os três pontos, ou seja, como temos dois de vantagem acho que ainda estaríamos na liderança. Tudo é questão de estratégia. Contra o Goiás com todo respeito ao adversário e jogando com a torcida a favor, se não é obrigação e no mínimo realidade a vitória.

      No papel tudo é simples, mas como nós não decidimos nada, fica aqui o comentário. Poderia dar certo, se sairmos de Minas com um ponto tá pra lá de bom, não que a vitória não seja o ideal, mas pensando em poupar, acho a ideia válida.

      Excluir
    4. Quem muito quer nada tem, não é mesmo amigo Luiz?

      O grande problema amigão, é que o momento de chegar em Minas e passar pelo Galo é esse. Este time mineiro, quando voltar a ficar no ponto, volta de novo a ficar enjoado e assim, continuo sonhando com os 3 pontos.

      Claro que uma semana de 4 pontos é excelente, já que estamos fazendo o dever de casa mas se vierem os 6, será tudo de bom.

      _________________________________________________

      Sócio-torcedor, enfim, desempaca e chega aos 9 mil. Creio que possa "beijar" os 10 mil no próximo final de semana, haja visto o apelo de Botafogo (líder)xGoiás em pleno Mané Garrincha.

      Vamos lá torcida! O incentivo financeiro para o clube, neste momento, é tão importante quanto o apoio ao time nos jogos.

      Paret.

      Excluir
    5. Vc não deixa de ter uma certa razão. O que estou levando em consideração é o fato de o Galo estar na zona do rebaixamento, precisando de vitória a qualquer custo e pegando o líder(como é bom dizer isso, hehehehe) fará de tudo para nos vencer.

      Por isso, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Mas como disse antes nós nada decidimos, quem está lá ganha muito bem para tomar decisões.

      Um abraço amigão

      Excluir
    6. Com certeza Luiz. Esta semana seria como com aquela do jogo do flamerda, em que parecia que faríamos 4 pontos por causa do bom time do Vitória e fizemos devido à bobeira contra o timeco, pior do Rio. Eu tinha quase certeza de que, dando o normal, ou seja, vencendo o pior do Rio, perigávamos dar mole e empatar com os baianos.

      Vamos ver meu amigo. Vejo o Botafogo, mesmo com o cansaço, num viés de subida e com sorte para vitórias que só vi em 2007.

      Paret.

      Excluir
  5. Nobres Alvinegros!!!!! Sou eu, Tulio-Criciuma: Saudações e há quanto tempo!
    Volto a uma saudável conversa sobre a nossa Estrela Solitária - Saudades!!!
    Não tenho muito a acrescentar ao que essa legião de Homens de Bem já relatou, venho humildemente apenas contribuir com (mais) um testemunho e constatação do fato que estamos com um time vibrante, com luz própria e que sabe muito bem o que quer: Títulos de Expressão. São homens que honram as tradições do Glorioso. São craques? gênios da bola? Não, necessariamente. Na verdade, com exceção do nosso camisa 10, o Seedorf, os demais são valorosas promessas/quase realidade, como o Dória e Cidinho, são regulares jogadores como Marcelo Mattos e limitados mas tenazes jogadores como o Rafael Marques.
    Porém todo esse conjunto, vem inspirar os Deuses do Futebol a reconhecer o nosso BOTAFOGO como a Entidade que vai renovar e purificar, mais uma vez, o futebol do RJ, do Brasil, da América Latina e da Orbi.
    Ontem, nobres alvinegros, foi apenas o início de uma longa, laureada jornada de vitórias e troféus!!!
    Pois tu és o Glorioso, não podes perder, perder para ninguém!!!!

    ResponderExcluir
  6. Na estrada dos Louros, um facho de luz, tua Estrela Solitária te Conduz!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amigos,

    Depois desta visita especial tenho certeza vivemos de fato um momento pra lá de especial!

    Que seu retorno seja duradouro Tulio-Criciuma!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba!

      Alvinegro, roqueiro e mente privilegiada.

      Faaaaaaaaaaaaala Túúúúúúúúlioooooooooooo!

      Seja bem vindo de volta amigão. E não deixe mais de participar. Sua presença só engrandece o nosso debate.
      _________________________________________________

      Agora vamos que vamos.

      Rede Globo, Jornal Nacional agora há pouco: os editores tiveram a cara de pau de anunciar o intervalo do futebol (aquele anúncio com os patrocinadores em que o locutor fala "futebol/2013... oferecimento.......), VOLTAR COM O JORNAL MAS NÃO FALAR PATAVINA DE FUTEBOL.

      O Botafogo tá dando medo nesta gente.

      Vamos aos fatos (factóides).

      - Expulsão e julgamento do Seedorf

      - Anúncios de desmanche do elenco

      - Vendas semanais do Dória

      - Uma estranha reclamação quanto ao Guaraviton

      - A mulher do Oswaldo

      - E lá no meio, a maior puxada de tapete da história: A TOMADA DO ENGENHÃO. Tomada que deixou o clube com o cofre totalmente vazio.


      Vem mais por aí, podem acreditar. O Atlético-MG, como time "não escolhido", já furou o cerco e eles não vão suportar dois "estranhos" no seu ninho.

      Paret.

      Excluir
    2. É Paret,

      E creio que os amigos já leram, está em toda mídia. O revezamento já vai começar, Lodeiro e Jefferson convocados para amistosos de suas seleções. Acho que são datas distintas.

      Para Jefferson temos Renan, melhor que muitos goleiros aí da série A. Para Lodeiro a substituição é mais complicada, tem que ser alguém com muita movimentação, bom passe e boa marcação. Ele pode não estar fazendo grandes partidas, mas cumpre papel muito complicado no meio.

      Eu acho que a médio prazo, com Copa do Brasil rolando junto, não tem jeito, o recurso será aquele de sempre, a base. Não dá certo sempre, não se pode jogar os garotos no fogo e achar que vão resolver todas, mas pode ser o suficiente para dar um descanso a alguns, sem queimar nenhum dos jovens.

      Em relação à grana, o SouBotafogo está finalmente levantando voo, chegando aos 9 mil sócios. De fato precisaríamos de pelo menos uns 15 mil para ter certo alívio financeiro, e pode ser que os jogos em Brasília sejam um impulso para isso.

      Vamos ficar ligados, parece que hoje tem o sorteio da Copa do Brasil, e acho que não sai só a próxima fase, mas todo o emparceiramento.

      Abraços!

      Excluir
  8. Bom dia amigos!

    Tem duas palavras que definem o momento do Botafogo "FELICIDADE E ORGULHO", o resto os amigos já falaram tudo, também concordo com a opinião do Rodrigo, temos que poupar alguns jogadores como o Seedorf, Bolívar, M. Matos, Julio Cézar e outros em caráter de revezamento para evitarmos de uma contusão séria e perder o atleta por mais tempo, mais confio em nossa comissão técnica e sei que eles devem estar de olho no desgaste do nosso elenco.

    Saudações alvinegras

    ResponderExcluir
  9. Bom dia galera!

    O orgulho de ser alvinegro está mesmo em alta, caro amigo Lucas. É o time com o qual sonhamos, e que carece apenas de mais liga, mais um pouco de tempo sendo alvo, sendo o time a ser batido. Não atingimos ainda o patamar do bom Fluminense de 2010 mas acho que isto está por um fio.

    E quanto ao elenco Henrique, chegamos na 'nossa hora' em momento crítico, com 2 anos seguidos de Copas ou seja, anos em que os calendários locais vão ficar apertados com jogos seguidos às quartas e sábados/domingos. Sempre com a possibilidade do criminoso joguinho da quinta para depois, enfrentar adversário descansado no domingo.

    Inteligentes foram os clubes que, visivelmente, abriram mão da CB (o Santos também tentou mas "não deu certo"). Vão descansar mais e pegar uma sulamericana mais baba, mais tranquila.

    Dias de trovão para o Fogão. Avante! Sem luta, nada se consegue.

    Paret.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG