Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

20 de jul. de 2013

BOTAFOGO x NÁUTICO

Vitória por 2x0 e a liderança a caminho



Pois é meus amigos. O banner aí acima não está errado. Fui mesmo ao jogo.

Afastado "dos gramados" desde a absurda interdição do Engenhão, somente hoje pude voltar a entrar num estádio já sabendo que iria, mais uma vez, homenagear este agora bom time que temos para representar o nosso manto sagrado pelos estádios do país.

O campinho do co irmão é que, para quem o conhece, um desastre para a coluna (degraus de arquibancada semelhantes a um meio fio), uma tragédia em matéria de conforto (com assentos tão baixos, todos ficam em pé, exceto na curva da ferradura) e uma visão não muito clara do campo, pelo menos para quem estava habituado às majestosas instalações do nosso Engenhão.

Mas o importante nisso tudo era o jogo, a vitória e a liderança. Depois de um primeiro tempo chato, no qual o time deles abdicou visivelmente de jogar para fazer uma parede quase intransponível na entrada da sua área, condição que fez o Botafogo ir para o vestiário amargando o zero a zero, ouvi nas entrevistas do intervalo o técnico deles dizer que não podiam ter feito aquele tipo de jogo e que iriam voltar também atacando. Foi a senha para que o Glorioso pudesse enfim mostrar o potencial de líder que vem exibindo já há algum tempo.

Começou a segunda etapa, os caras saíram para a nossa área com um número 7 bem arisco e um outro meia (não guardo mesmo os nomes destes caras) que sempre se saía bem nas jogadas até entregar a bola para alguém mais bem colocado no meio da nossa defesa e assim, tiraram pelo menos uns 4 jogadores da parede lá atrás. Foi o que precisávamos para abrir o placar, logo aos 4 minutos de jogo.

Bem em frente ao local aonde eu estava, Rafael Marques recebeu uma bola (na lateral direita) de costas para o ataque, girou na frente de 2 marcadores de forma precisa e, vendo a penetração do Elias, fez a enfiada perfeita para o substituto do Vitinho que só teve o trabalho de tirar do goleiro e colocar a bola no seu canto esquerdo (direito do arqueiro). Na minha visão, foi um gol de bela feitura.

Os gols da partida e mais jogadas do glorioso nesta importante vitória
O adversário então se abriu de vez e com isso, chegava sim ao gol do Jefferson mas era em chutes que davam mais a condição ao nosso 1 de fazer defesas para fotos nos jornais do que propriamente lhe levar qualquer perigo de gol. Em compensação, começamos a rondar a área deles com jogadas bem construídas, mas em condições tão favoráveis que o segundo gol era visto ali da escadaria disfarçada de arquibancada como questão de tempo. Dória colocou uma linda bola na trave em belíssima articulação do ataque mas quando Elias ganhou uma jogada na frente da área e descobriu Lodeiro na direita, o canhotinho uruguaio ajeitou a bola para a perna esquerda e teve tranquilidade e maestria para fazer o cruzamento correto, aquele em que a bola vai fazendo uma curva na direção do gol e com isso, vai fugindo daquele bolo de marcadores que se posta no meio da área. Renato então, esperto, desviou e chegamos ao 2x0.

Pode-se dizer que o jogo se resumiu à citada bola na trave e a estes dois gols mas o que vi mesmo foi um futebol consistente e, principalmente, de um time calmo e que atua mostrando que sabe exatamente a hora certa de dar o bote no adversário. Saímos lá do caldeirão dos caras felizes, cantando a nossa vitória e conscientes de que vamos dar trabalho aí nesta liderança. Título? É muito cedo para falar já que alguns elencos neste brasileirão são até mais qualificados do que o nosso mas hoje, ver de novo Gabriel como um jovem mestre ali no meio, ver Gilberto na lateral direita, ainda menino mas com uma personalidade de dar inveja a muita gente grande e ver, principalmente, Seedorf desfilar categoria em praticamente todas as jogadas que fez no segundo tempo, é de deixar todos os alvinegros com o coração cheio de alegria.

Que venha qualquer adversário: estamos praticamente prontos para a batalha.

7 comentários:

  1. Quando colocou um homem de área em campo, o mesmo fez o gol e abriu a retranca do Nautico. Não quero discutir a qualidade ou quem deve ser este homem de área...mas Oswaldo em vez de comemorar, deveria se arrepender de repetir sempre o mesmo erro: Rafael Marque pode ser qualquer coisa, menos finalizador.

    Mas, preocupa o público. Ano passado, contra o mesmo Nautico, tivemos cerca de 15 mil no Engenhão. Neste ano, 5 mil. O fato do jogo não ser no Engenhão não justifica. Neste ano o time está melhor e a safra é tão boa que até Gilberto, de 20 anos, entrou bem. Gilberto, Doria, Gabriel, Vitinho, é a base em campo. E Lodeiro e Renato não jogaram bem, apesar do gol deste.

    A torcida precisa compreender que a única forma de sairmos da encrenca financeira é ajudando e comparecendo. Contra o Fla, a renda é deles. Não importa. Com salários atrasados, com tantos problemas, os garotos, principalmente estes, além de Jefferson e Seedorf, dão o tom de um bom time.

    SAN

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE, BOM DOMINGO E QUEM SABE DORMIR NA LIDERANÇA NOVAMENTE. RSRSRSRS

    Jogo amarrado no primeiro tempo, retranca total do Timbú. Mas no segundo tempo, quando pensaram e sair para tentar ganhar levaram dois...

    Informação extra, para análise dos amigos. Hoje o Criciúma bateu o Grêmio, pelo placar de 2x1. Cabe ressaltar que foram expulsos dois jogadores gremistas. Se o ameba tivesse feito a parte dele, muito provavelmente teríamos levado os três pontos, ou no mínimo o empate.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos. Boa noite (bom dia.. rsrs). Os momentos do Botafogo x Náutico do ano passado e deste ano eram diferentes, caro Diogo. Uma coisa mais fácil seria hoje, sem medo de errar, repetirmos o bom público do ano passado que só foi ali devido a um momento de magia do time: estávamos, se não me falha a memória, no G4 em em campeonato no qual com a chegada do Seedorf, tivemos que reescrever a forma do time jogar. Era época de embalo (o primeiro gol, do Elkeson, saiu com 40 segundos).

    Hoje, dificilmente a nossa torcida 'invadiria' aquilo ali. Ruim de estacionar, ruim de chegar, ruim para assistir ao jogo (sou praticante de esportes mas estou com um peso danado na coluna devido àquela arquibancada maldita), enfim, muito ruim para quem se acostumou "mal" àquele maravilhoso Engenhão.

    E por fim, não sei mais como poderemos resolver o imbróglio Rafael Marques. O cara é útil na armação mas não é um número 9. Por outro lado, sem que tenhamos um centro avante em campo, vai para a área mas lhe falta o jeito, a manha de um 9 de ofício. Mas como ele trabalha bem a bola e as jogadas vindo de trás.

    E sobre os adversários Alexandre, acho que neste turno poderemos pensar em não perder mais nenhum jogo. Quem iríamos temer? Vitória, São Paulo, Coxa, Inter (aqui) ou Vasco? Acho muito difícil. Se Oswaldo não pisar na bola, o time pode fechar o turno com uma liderança tão folgada que mantê-la no returno pode ser tarefa razoavelmente tranquila, buscando um resultado convincente nos jogos fora e correndo atrás da vitória aqui.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não digo temer, mas acho que o Coxa tem um bom time. E o Inter tá gastando muito...como sempre, com um elenco caro...que inveja!rs....

      Mas, Vasco e São Paulo são os piores dos grandes hoje. O SPFC deve buscar reagir...enfim, todo jogo é um jogo diferente...agora, tomara que Doria não saia do time como estou lendo no Lance...mais propostas, e um aviso pro Doria. Espera o fim do campeonato, garoto, que você joga muito...vai ganhar mais.

      SAN

      Excluir
  4. Bom dia caríssimos Botafoguenses

    Meu caro Alexandre, sua bola de cristal está perfeitamente em funcionamento.

    Ontem, aqui em Curitiba passou o jogo do Grêmio e pude notar mais uma vez como este time fracote, só ganham na porrada e lá no Sul, pois como vc disse q1uando jogam fora viram mocinha pois quando batem vão para o chuveiro mais cedo. Caracterizou-se definitivamente aquilo que comentamos aqui semana passada de que Botafogo é palavrão na comissão de arbitragem. Há preconceito, armação e quem sabe até desonestidade quando o jogo é nosso. Deus queira que isso não nos impeça de almejarmos degraus mais altos.

    Quanto ao jogo nada posso dizer pois não o assisti, valeu pelo resultado. Apenas um detalhe, este Raphael Marques precisa tomar uma dura da diretoria, pois toda vez que ele lança para o gol ou faz o gol olha desafiando a torcida. Isso não vai acabar bem.

    Um abraço a todos e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei da Bola de Cristal porque ontem ia comentar exatamente isso que vc falou ai acima. Deixei para hoje e vc se antecipou. O que chamou a atenção foi o motivo das expulsões muito mais brandas do que as violências que assistimos domingo passado quando baixaram o pau no Botafogo.

      Excluir
    2. Olá amigos.

      Muito boa tarde a todos.

      Aqui, descansando pois a primeira parte do dia foi uma pedreira e ontem o jogo no chiqueir... ooppss.. caldeirão dos vices foi outra e, claro, aguardando o time preferido da mídia retornar ao seu lugar habituée quando não tem juiz p/ajudar, ou seja, a zona da rabeira.

      Decerto que seria melhor para Doria esperar o fim do ano cario Diogo. O moleque está sobrando, jogando com personalidade de zagueiro titular de seleção e sair agora, pode ser até ruim para o time (não acredito pois tem gente boa brigando por posição) mas pode ser pior ainda para ele. E quanto ao Inter amigão, não tenho mesmo medo deles. Devem sacudir o pior do Rio (vai voltar a sê-lo) hoje mas vão ter que montar time. Por enquanto, são apenas um bom grupo de atletas.

      E já quanto à nossa caminhada Alexandre e Luiz, concordo em que quem fala em Botafogo sem xingar nas comissões e federações deve ser sumariamente demitido, tal o asco que demonstram contra nós. Todo jogo é a mesma coisa. Ontem, jogadorzinho do time deles se exaltou, pisou em Lodeiro e por ter o uruguaio reclamado, levou cartão a reboque do do perna de pau. E foi pura reação de perdedor, pois já tomavam o seu 2x0 e o olé se iniciava.

      E quanto ao Rafael Marques, já reclamou num jogo aí quando fez aquele gol contra o Figueira, pela CB, e agora deve estar se achando por ter sido decisivo no carioca. Não terá mesmo vida longa. Se Oswaldo sobreviveu, sobreviveu por não ter a obrigação de acertar em campo e agora, tranquilo, entrega a camisa certa no intervalo e as coisas acontecem. O orelhudo não, este aí, que tem que estar bem tranquilo para que a bola não lhe queime os pés, deve tê-los fincados no chão pois com uma chuva de vaias, nem na canela a redonda irá lhe bater. E olha que é uma pena pois, na proposta de jogo do treinador, ele vem atuando direitinho. A jogada para o gol do Elias, toda dele, foi coisa de quem sabe jogar futebol.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG