Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

27 de out. de 2012

À ESPERA DE UM MILAGRE

BOTAFOGO 4 X 0 ATLÉTICO-GO

Mais um jogo em que
a vitória pode trazer trouxe alguma esperança


Bela vitória, 4 a 0. Então resolvi atualizar o texto da chamada do jogo, deixado pelo Paret. Uma vitória que traz alguma esperança, subimos uma posição, passando a estrela cadente do Vasco.





À espera de um milagre (The Green Mile), belo filme com Tom Hanks e Michael Clarke Duncan. Resolvi citá-lo. Felizmente não estamos na "milha verde", o corredor da morte, mas só podemos esperar um milagre para tirar os 8 pontos que nos separam do São Paulo.


Sobre o jogo? Mais um adversário fraco, mas desta vez jogamos melhor. Várias boas jogadas de ataque, e para abrir o placar, Seedorf. Que infelizmente logo depois deixou o jogo, chorando, por conta de uma contusão. Ele sentiu a coxa ao cobrar escanteio, e a cara de decepção e o choro ao deixar o gramado mancando, indicam que pode ser um estiramento. Mais um complicador para nosso milagre.

Elkeson em seu lugar, contestado pela torcida, não fez partida ruim. Mas em um lance onde teve duas vezes a oportunidade de chutar, mais uma vez complicou a jogada, e perdeu a chance de deixar o dele. Provou que não é atacante. Ele, Andrezinho e Seedorf  farão gols, com mais ou menos frequência, mas isso não faz deles atacantes.

Dória e Gabriel balançaram a rede pela primeira vez como profissionais. Para fechar a goleada, Bruno Mendes manteve a média, e fez mais um gol.



Podemos sorrir? Sem dúvida. Pela goleada, pelos primeiros gols dos jovens Dória e Gabriel, pelo gol do igualmente jovem Bruno Mendes, artilheiro competente. Mas de fato o que marcou a partida foi o choro. E não adianta virem com pechas e piadas. Foi atitude de homem sério e responsável, apaixonado pelo que faz, e que sabe da seriedade do que ocorreu e da sua importância para o time, para a torcida e para o clube.




Abraços.





Fui ao jogo sim galera. Doente é doente. E surpreso, vi hoje nossa torcida chegar lá em número que não faríamos mesmo, nesta fase do time de finge que vai mas não pode, quer subir mas não deixam. Olhei a Leste inferior (com um bom número), olhei então do nosso lado, à direita, à esquerda e vi que um bom público (repito, para a atual fase morna do time) se fez presente ao estádio.

Seedorf fora, Andrezinho ainda insosso (só subiu de produção como que para segurar a onda com a saída do holandês) e Lodeiro jogando bem mas ainda por se firmar como atleta internacional, aquele povo só foi lá mesmo para ver Bruno Mendes. Após o seu gol, olhei para um casal ao lado, mandei essa na lata do cara e ele concordou comigo. Não levamos este público ao estádio (não hoje) para ver Seedorf mas sim, para conferir se Bruno Mendes é mesmo isso tudo.

E o moleque é abusado pessoal. Hoje, trabalhou como bom meia, mandando de calcanhar para Lodeiro no primeiro gol, abriu espaços pelos lados, tocou bola e correu atrás da marcação mas vejam, quando já andava desabando pelo campo com cãimbras, ainda conseguiu forças para aquela arrancada característica para marcar o seu gol, jogada que já se torna marca registrada do garoto.

O time não foi brilhante mas pelo menos, em aplicação e raça, foi só superação. Lucas saiu de campo eleito pela crítica do rádio (vim escutando no carro) como um dos destaques do jogo, vejam vocês. E ele errou algumas daquelas bolas, deixou algumas avenidas às suas costas mas também, deu um trabalhão danado para a defesa deles com belas subidas e até um drible desconcertante nos minutos finais.

Agora não tem conversa. No próximo domingo, vamos a São Paulo pegar o Palmeiras e vamos "disputar" dois jogos: o nosso e o do São Paulo. E vejam como é crítica a nossa situação, no caso do time paulista tropeçar em alguns jogos dos que faltam no brasileiro. Ocorrendo isto, bastará ao bom time do Morumbi partir com tudo para disputar a sulamericana. Entra na Libertadores e tira o quarto colocado da disputa.

É pessoal. Como preparação para 2013 até que está bom. Este ano, infelizmente, creio que não dê mais.

O vídeo da partida - Lancenet

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

35 comentários:

  1. Algum desavisado poderia dizer: Só faltava o Bruno Mendes. Mas a diferença começou com a subida da garotada da base que foi favorecida pela chegada do Sidão, líder, experiente e deferenciado. Vai fazer falta, certamente, mas não é "bicho de sete cabeças". Temos bons nomes para o meio de campo. Se os antas da diretoriazinha de kaka tivessem contrato um matador a umas 15 rodadas, estaríamos brigando pela ponta e não pela última vaga da Libertadores. Elenco fechado? Certamente que não! Mas falta pouco. A questão é: quem fica e quem sai para 2013?

    ResponderExcluir
  2. Leia-se: "brigando" em termos retóricos... rsrs Não vejo chances de tirar tantos pontos de um time como o São Paulo, que está bem nesta reta final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigão.

      Fui a esta partida hoje mais pela "doença" mesmo.

      Vai ser outro filme esta tentativa de classificação para a Libertadores:

      MISSÃO IMPOSSÍVEL e sem o Tom Cruise.

      rsrsrsrs.

      Só para mexer com o Henrique.

      Paret.

      Excluir
    2. Hehehe,

      Pois é, se fosse Missão Impossível com Tom Cruise tava mole, pois no final ele sempre dá um jeito de resolver o problema.

      E Alexandre, pior do que não estar com elenco fechado é saber que teremos umas saídas certas, a começar pelo Bruno Mendes, que se ficar até o meio do Carioca será muito.

      Abraços.

      Excluir
  3. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Corroborano o editorial do Paret, alguém se lembra sem recorrer a pesquisas quando foi que o Botafogo meteu quatro em algum time por ai? Eu respondo por mim: além da idade e do tempo que isso faz, seria um milagre lembrar. kkkkkkk

    Pois é estou chegando a conclusão que a torcia é o melhor técnico que o Botafogo tem. kkkkkk

    Um abraço e bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Sem pesquisar, eu chutaria que exatamente 4 não teve este ano. Acho que teve 5 a alguma coisa no Carioca, início do ano. No Brasileirão acho que não teve, Copa do Brasil e Sulamericana com certeza não.

      Abraços.

      Excluir
    2. Pesquisando:

      4 a 2 no São Paulo, primeira rodada do campeonato, em 20/05.

      Antes disso, 4 a 2 no Bangu, 4 a 2 no Americano, 4 a 1 no Bonsucesso e 5 a 0 no Olaria, tudo pelo carioca.

      Fonte: O Gol - http://www.ogol.com.br/equipa.php?grp=0&ond=&compet_id_jogos=0&epoca_id=141&ano=2012&ano_fim=2012&id=2233&menu=results&type=year&page=1

      Excluir
  4. Meu nobre Henrique.

    O Carioca e o 4 x 2 no SP ainda tínhamos atacante, depois disso acho que em nenhum jogo.

    Mas levando em consideração o seu primeiro comentário, fica a certeza de que é difícil lembrar sem recorrer a pesquisa, pois sem atacante a impressão que dá é que foi no ano passado tal a escassez de gols porque passava o Botafogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Luiz,

      E então recorri a pesquisa e está lá: o 4 a 2 contra o São Paulo foi aquela virada, com direito a 3 gols de Herrera.

      O pior é que o OO se prendia a números que mostravam o Botafogo como um dos ataques mais positivos, tudo indicando que nossa falha era só na defesa. Era uma visão falsa, o time até fazia um número razoável de gols, mas eram gols paridos, e de parto difícil. Saiam com nosso falso atacante, 3 meias, 1 ou 2 laterais e um ou 2 volantes participando da jogada, o time se atirando ao ataque, na base da vontade mas sem organização, e deixando a defesa toda exposta ao contra-ataque.

      Agora, com atacante, a coisa fica mais fácil. Jogando mal contra time fraco (Figueirense), os gols saem sem muito susto. Contra outro time fraco, jogando direitinho (ontem não chegamos a dar show) sai até goleada.

      O terceiro gol ontem foi típico, Gabriel pegou a bola e pode avançar a vontade até chutar porque nosso meia-atacante (Elkeson) abriu pela direita, e nosso atacante (Bruno Mendes) fechou pela esquerda. A zaga se preocupou com o passe, e deixou o volante à vontade com a bola.

      Antes, quantas vezes não vimos alguém avançar com a bola e se ver sozinho, no meio de dois, três ou até quatro defensores, e não ter opção nenhuma, pois estava sozinho no ataque.

      Apesar de tudo, não acredito que o OO tenha aprendido, não porque ele seja burro ou não entenda nada de futebol, ou mesmo porque esteja 100% comprometido com empresários. O maior problema dele é a soberba e teimosia, dificilmente dará o braço a torcer de que fez merda, e das grandes.

      Abraços.

      Excluir
  5. Para quem assistiu a sua entrevista após o jogo no linha de passe da Sportv, fica categórico o que vc diz meu nobre amigo. Vai ser superior assim no inferno. Eledá entrevista como se ele sozinho tivesse ganho o jogo, numa pose infeliz, com o nariz no teto, impressionante a sua postura de senhor dos senhores.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos.

    Muito bom dia e um bom voto (para aqueles que votam hoje).

    De tudo o que se disse, além dos 8 pontos de desvantagem, vi agora há pouco os gols do São Paulo e como a sorte está com eles. O Sport simplesmente fez um monte de besteira e dos 4 gols, deu dois de presente (PRESENTÃO MESMO).

    Vou ver a tabela para ver o que vai vir no caminho dos bambis, mas acho difícil. Praticamente impossível (sem o Tom).

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paret,

      Já andei olhando a tabela. De cara eles pegam Flu e depois Grêmio (fora). E depois seguem com Náutico, Ponte, e Corinthians. Nada esquisito se perderem os tais 8 pontos. O milagre, ou missão impossível, é não perdermos nenhum. Se lembrarmos como foi nosso jogo contra o Figueira não dá para acreditar em vencermos todas...

      Abraços.

      Excluir
    2. É Henrique. Fui ver os jogos e também percebi que eles já podem perder pontos na próxima, contra o bambi carioca.

      Principalmente depois do que se viu no jogo em Recife. O Sport lhes deu 2 dos 4 gols e pelo desenho do quarto, foi gol de time que está no ataque e toma uma bola nas costas.

      Vamos ver.

      Paret.

      Excluir
  7. Em São Paulo a praga dos pardais dominaram, no Rio eles mandam, só nos resta o Botafogo para consolo. rsrsrsrssr

    ResponderExcluir
  8. Nossas chances (matematicamente falando) quase dobraram novamente... rsrsrs

    Passou de 2% para 3.8%. Se continuarmos assim, quem sabe... rsrsr

    Com relação ao comentário do amigo Henrique, quero dizer o seguinte. Se a diretoriazinha de titica teve um pingo (eu disse UM PINGO) de inteligência, deve ter incluido alguma cláusula favorável à aquisição dos direitos Bruno Mendes. Como conhecemos a "capacidade" dessa diretoriazinha, não tenho um pingo de confiança de que realmente tenham feito isso. De qualquer forma surgiu uma matéria falando que o Botafogo estaria com os famosos "amigos empresários" interessados em investir no jogador, o que poderia vibializar sua permanência. Se vai efetivamente acontecer, e se vai ser realmente bom para o Botafogo só o tempo dirá...

    Outra coisa interessante é que, segundo matéria também do Fogãonet, o técnico duble OO (não fui eu que criei essa alcunha) pode ficar para o ano que vem (deve ser por conta das últimas três vitórias). Mas diz a matéria que uma coisa que pesa contra ele é a defesa dele pela permanência do Barrozão. Aida bem que a matéria fala que a decisão de "reformulação", de interesse da Diretoria (leia-se presidentista) deve ser efetivada assim mesmo. Mas o mais interessante é que tem jogadores que estão defendendo, também, a sua permanência. Mas será que tem jogador sendo "protegido" pelo Cagadas Barros (by Luiz Fernando), com a anuência do duble OO? Será que tem quem pague por fora para escalar jogador e colocá-lo na vitrine? Eu acredito que o Barrão é o cara mais honesto do mundo... Que faz tudo pensando somente no Botafogo. Eu acredito piamente que o duble OO não saiba de nada, e que escale sem nenhum tipo de "pressão". Eu acredito em Papai Noel...

    Fui...

    ResponderExcluir
  9. Galera botafoguense, não tenho participado aqui em função das tarefas que assumi na disputa eleitoral em minha cidade, mas tenho acompanhado aos jogos de nosso time, e o que estamos vendo é o que cobrávamos aqui há muito tempo, um matador e um zagueiro para o lugar do Fabio Ferreira, além de pelo menos um volante de pegada. Com os garotos Doria e Gabriel, que marcaram seus primeiros gols como profissional sábado, resolvemos com pratas da casa, onde nossa base começa a apresentar resultados positivos, e o Bruno Mendes, matador de ofício, mas que veio tardiamente, pois acho improvável tirar os oito pontos do São Paulo.
    Somente um homem que ama o que faz choraria diante da possibilidade de não mais poder contribuir num momento importante, e isso nós temos que respeitar e enaltecer no Seedorf, seu profissionalismo e dedicação que vem tendo com esta camisa gloriosa.
    Temos que focar jogo a jogo e procurar sempre a vitória, é isto que este grupo tem que fazer, adquirir a gana de vencedores.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia meus amigos. Será que o Braso reapareceu e virou, já na faixa dos 100 mil visitantes, a marca dos 8 mil? Não duvido nada. Números cabalísticos são mesmo conosco. Valeu ler de novo comentário seu no nosso blog, Braso. Não suma, meu amigão.

    Inicialmente, eu estou levando fé na saída do gordo "framenguista", Alexandre. O que não levo fé mesmo é que a diretoria tenha se precavido com relação à permanência do Bruno Maravilha. Se num jogador comum tipo o Vitor Junior não fizeram isso (reclamamos no início mas agora damos Graças a Deus), imagine com um jogador que já veio com este valor de mercado e já direcionado para o mercado europeu.

    Talvez isto explique agora esta movimentação frenética da diretoria em direção a empresários alvinegros. Vão, com toda a certeza, montar o mesmo esquema montado para a contratação do Maicosuel. Acho que desta vez, com um lucro maravilhoso para todos. Não vejo mesmo neste garoto uma fase de baixa. Ele joga normalmente, se perde uma jogada volta correndo para marcar e para tentar outra, tem uma tranquilidade dentro da área que poucos possuem, enfim, é mesmo um candidato a fera.

    Paret.

    ResponderExcluir
  11. Olá amigos, esperei, esperei, e nada...

    Sem maiores detalhes sobre a lesão do Seedorf.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Henrique.

      A notícia é de um minuto após o seu comentário ser publicado aqui.. Loucura, né?

      http://www.lancenet.com.br/botafogo/Exame-constata-lesao_0_800919989.html

      A coisa não deve ser tão simples assim.

      Já esta outra notícia não deve mesmo ser fogo de palha. .....http://www.lancenet.com.br/botafogo/Botafogo-reuniao-comprar-Bruno-Mendes_0_800920015.html

      Vai colocar o clube no ápice do endividamento, mas pelo menos desta vez é endividamento plenamente justificado. Acredito que este moleque tenha, no ano inteiro, somente umas 10 rodadas em baixa entre as mais de 60 que irá disputar pelo clube em 2013.

      Agora vai!

      Paret.

      Excluir
  12. Boa tarde,
    Interessante a reportagem abaixo, relata os gastos dos clubes com jogadores, diferente do que A. Barros e O.Oliveira informaram o Botafogo é o 9º e não 12°. O mais impressionante é que o Botafogo também tem o menor elenco com 33 jogadores, sendo 12 abaixo dos 20 anos em sua maioria vindo da base.
    O Botafogo paga em dia e paga bem, muito bem.
    http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/36685/Descubra+quanto+gastam+os+clubes+em+salarios+

    Dados sobre o elenco:
    http://www.ogol.com.br/equipa.php?epoca_id=141&id=2233



    Orlando.

    ResponderExcluir
  13. Olá amigos.

    Esta aqui é da série "EU JÁ SABIA".

    http://www.lancenet.com.br/botafogo/Compra-Bruno-Mendes-negociacao-Maicosuel_0_800920071.html

    Quando isto foi ventilado, não lembro se comentei aqui ou no Lancenet (no blog alvinegro de lá) que eles iriam montar o mesmo projeto usado para a contratação do Maicosuel.

    Só que no caso do Mago (que dizem ter voltado a arrebentar na Itália), o pessoal que colocou dinheiro balançou feito vara verde quando o garoto começou a micar.

    Não sei qual seria a disposição desta gente hoje para gastar de novo com o B. Mendes, garoto, que pode passar por um grande período de adaptação.

    Vale acompanhar.

    Paret.

    ResponderExcluir
  14. Alvinegros de plantão, gostaria de tecer comentário sobre a seguinte questão. A polêmica do gol anulado do Palmeiras. O porco é um dos times mais prejudicados pela arbitragem, segundo o site Placar Real, e quando a arbitragem erra a favor eles os amebas dão um jeito de reverter o erro. Como todos sabem, sou totalmente contra erros de arbitragem, e sou plenamente favoravel ao uso de meios eletrônicos e tecnológicos para correção de erros. Agora, se a regra diz que não pode usar, tem que valer a regra, mesmo que não seja, na minha opinião, correta. Não é correta pela simples contatação lógica. Esse tipo de procedimento favorece aos pilantras de plantão, que gostam de "arranjar" partidas. Se é colocado o tal tira-teima, vai ficar mais difícil manipular os jogos. Os cartolas perderão o "grande poder da amebice". No caso em tela, ficou óbvio ululante que o árbitro de fundo (quarto árbitro) não viu porra nenhuma, caso contrário teria avisado de imediato, até mesmo porque assim exige a regra. Alguém que viu a irregularidade certamente ligou para o sujeito que avisou o quarto árbitro que, aí sim, acionou o árbitro principal que anulou o gol. Na jogada a mão do Barcos meio que ficou encoberta pelo cabeção do jogador do porco, e pelo ângulo que o árbitro estava deu a impressão de que foi a cabeçada que gerou o gol. E o imbecil do Barcos ainda saiu comemorando. Não fosse a inteligência do "cabeceador" e demais jogadores, o árbitro usando seus "dois neurônios" teria anulado o gol. Mas não foi assim e no meu entendimento a reclamação do porco é pertinente sim. O gol irregular foi invalidado utilizando recursos ilegais. Se é para valer para o saci tem que valer para todos. Vamos corrigir os erros grosseiros, toscos, ridículos e mal intencionado dos amebas. É o meu parecer SMJ.

    Fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Alexandre!

      Um erro não justifica o outro. O gol foi irregular, mas a anulação foi mais ainda. Com celulares com TV agora fica fácil... gol irregular, alguém do time prejudicado corre pro meio do campo e mostra a jogada pro árbitro voltar atrás. Se todos fizerem isso, sabe o que vai acontecer? Igualzinho neste caso, se o prejudicado for o de sempre, expulsa-se o invasor, se o prejudicado for "os queridinhos", anula-se a jogada. O problema todo é a falta de critério e o excesso de cara-de-pau.

      Abraços.

      Excluir
  15. Meus amigos Alexandre e Henrique.

    Nesta discussão toda de anula, não anula, quem deve estar com o negocinho na seringa é aquela turminha, a outra sempre ajudada, com medo de ver o Palmeiras reagir.

    Incrível mas no domingo, caso esta pantomima fosse verdadeira, o Botafogo iria ter a maior torcida do mundo por um dia.. rsrsrsrsrsrs.

    Paret.

    ResponderExcluir
  16. Nunca torci tanto pelo Vasco!!!

    http://fogaonet.com/noticia.asp?n=31823&t=vasco+negocia+em+sigilo+com+gerente+anderson+barros+

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique,
      Essa nova parceria tem tudo para dar certo.... pra gente!!!!rsrsrs



      Orlando.

      Excluir
  17. Carlos Henrique e Orlando: o assunto é, A. 'Orca' Barros.

    Reclamamos muito da nossa vida de torcedor e temos que reclamar mesmo, mas o Vasco é o time do qual se deve querer distância, para não se copiar o que fazem por lá.

    Perderam Messi e vão contratar o Tony (saiu Rodrigo Caetano e vão chamar a Baleia assassina).

    Paret.

    ResponderExcluir
  18. Paret, ando um pouco atarefado com o inicio de plantio de milho e mandioca de mesa, meus filhos me acham maluco, pois com 67 anos ainda planto mandioca com todas as forcasrsrsrsr, mas nunca deixo de passar pelo blog, logo voltaremos com mais assiduidade ., abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saaaallllveee graaannnndeee Braaaaasooooooo!

      Valeu meu amigo. Não deixe de voltar e na questão do plantio, inicialmente já estou pedindo a Deus que o ilumine mas de toda forma, guarde uma mandioca bem taluda, para "outros usos", para o caso de a orca assassina se negar a sair do Botafogo em dezembro.

      Sai, nem que seja a mandiocadas.

      Paret.

      Excluir
    2. É isso aí gente.

      Também gostaria de chegar aos 67 plantando minha mandioca com toda a força. Hehehehe.

      Mudando de assunto, vejam só:

      http://fogaonet.com/noticia.asp?n=31865&t=clube+tenta+emplacar+5+no+mundial+sub-20+para+valorizar+e+vender

      Ok, ótimo, tem o fator "negócio", com dinheiro se pode fazer mais investimentos e tudo o mais. Mas alguém imagina como ficaríamos hoje sem Dória, Bruno Mendes e Jadson? E sem a opção de ter no banco que seja o Vitinho e o Gilberto?

      Pois bem, será que nossos "ótimos planejadores" vão pensar como o clube vai jogar Brasileirão e Copa do Brasil (em princípio junho é época dos dois) em 2013? Eu duvido, pelo que já vimos da capacidade deles. Visão muito curta, curta demais.

      Abraços.

      Excluir
    3. Henrique.

      Infelizmente, este tipo de medida sempre foi usual. Hoje, o São Paulo pode esperar e gastar com salário para vender Lucas por mais de 100 milhões mas há pouco tempo, ele e o Cruzeiro eram meros vendedores sulamericanos de atletas.

      Nós vamos começar a trilhar este caminho. O que temos que esperar é que, sem a Orca, o dinheiro não seja mais aplicado em Leos Silvas e Alexandres Oliveiras.

      Paret.

      Excluir
    4. Eu concordo com você Paret, a venda de jogador é uma grande fonte de receita.
      Só acho que deveriam mudar o discurso para algo mais humano e não tão comercial.
      Torcedor vive de sonhos e deveriam continuar a sonhar com esses jogadores defendendo o Clube por muitos anos, mesmo não sendo verdade.
      "Minta pra mim, pra que eu viva meu sonho
      Feliz assim"


      Orlando.

      Excluir
  19. Essa diretoria do Botafogo fala mais em dinheiro do que em futebol.



    Orlando.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

    Com este turbilhão de notícias do nosso Botafogo e nem sempre agradáveis, muitas coisas para fazer no trabalho, enfim a idade chegando fazendo com que nos esqueçamos das coisas, só agora lembrei:

    PARABÉNS AO NOSSO BLOG PELO SEU ANIVERSÁRIO.

    Mais um ano e estamos aqui firmes e fortes. Paret e Henrique, parabéns a vcs também.

    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaannnde Luiz.

      Amanhã, na postagem do jogo, virá um banner comemorativo meu bravo amigo alvinegro.

      Nestes 3 anos, estamos todos felizes com o nosso produto aqui e agora, só falta o time embalar para deixar tudo nos trinques.

      Um abração alvinegro.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG