Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

6 de mai. de 2012

PERDEMOS A PRIMEIRA


Botafogo é goleado pelo Flu,
na primeira partida das finais do carioca.


Fogão perde para o Flu por 4x1.

O nosso time começou este jogo dando a impressão de estar novamente muito ligado, a marcação apertando e tudo correndo bem, mas só o desenrolar da partida para mostrar que hoje, nosso gol surgiu apenas de uma jogada de sorte. Belo gol mas, ainda assim, feito totalmente na sorte de uma bola brigada na lateral da área, uma rebatida da zaga deles e um chute ao estilo “para ver o que ia dar”, que passou entre as pernas do zagueiro deles e foi morrer nas redes.

Isto não é pessimismo, não é cabeça quente e muito menos uma jogada de toalha. Temos é que ser realistas. Jamais poderemos pensar em reverter um 4x1, contra um grande time do outro lado, mesmo que eles entrem com um time misto no próximo domingo. Por outro lado, vários comentários que eu ouvi durante o segundo tempo davam conta de que Lucas foi expulso quando estava 1x1, mas o que eu não via em campo antes da sua saída era algo que pudesse nos dar esperanças de partirmos para uma vitória, a não ser que viesse brigada, com todos atuando bem, o que não ocorria neste jogo.

Márcio Azevedo, um dos motores do nosso time até esta fase do campeonato, só foi se apresentar razoavelmente bem na segunda etapa mas foi mais um a sucumbir ao chocolate dado pelo nosso adversário. Perdemos em tudo neste jogo, a partir do já relatado gol por acaso: tomamos gols de belas jogadas, perdemos na posse de bola e por fim, foram inócuas todas as tentativas de marcar o time deles da forma como fizemos o campeonato inteiro. No início do segundo tempo, lembro bem que cheguei a temer termos voltado aos dias sombrios de não conseguirmos trocar 3 passes mas o que se desenrolava em campo era, principalmente a partir da expulsão, a superioridade técnica do adversário sobre o nosso time. Hoje, ponto perdido para o nosso treinador por não substituir o nosso 2 no intervalo, pelo menos para tentar minimizar o prejuízo no placar.

Outra coisa que cheguei a pensar quando estava o jogo em 2x1, foi ter sido até boa a expulsão para a segunda partida, visto ser o Lucas hoje um dos menos efetivos e produtivos do time (só ganha do Elkeson que é o pior de todos), mas a goleada se formou e agora, como torcedor eu digo que o carioca já era. Já como responsável por um espaço de debates alvinegro, tenho que ir pela via do ‘cada jogo é um jogo’. Vamos para a partida da quarta-feira pela Copa do Brasil e no próximo domingo, torcer para que o imponderável do futebol nos salve do desastre que aconteceu hoje no nosso estádio.



- Hoje, Elkeson provou para quem ainda resistia à sua venda para o exterior, que o prejuízo deixando-o aqui pode vir a ser muito grande.

- Oswaldo de Oliveira pisou na bola pela primeira vez no comando do time. Lucas, com o volume de bola já mostrado pelo adversário na segunda metade do primeiro tempo, não deveria ter voltado a campo. Poderíamos sim perder mas o placar seria perfeitamente passível de ser revertido.

- Foi impressionante ver tanta gente que vinha jogando bem, hoje sucumbir ante o volume de jogo do time deles. Fellype Gabriel, Renato, Loco, Maicosuel, Márcio Azevedo, nenhum deles foi capaz de repetir as atuações de jogos recentes.

- Vamos agora aguardar a chegada do Henrique para saber como tudo foi visto lá no Estádio.




Operação 24.


Este poderia ser o título da postagem.


Perdemos a primeira, mas poderia ser nossa vigésima-quarta partida sem derrota. Mas era o número da sorte deles. Azar o nosso...


Operação, porque também desde o início o famoso ameba (by Alexandre) mostrou que estava afim de fazer uma cirurgia. Não teve trabalho, nosso time cansado, e Lucas se mostrou logo candidato à cirurgia eletiva. Foi fácil enxergar que ele seria expulso, pois era a perfeita junção da fome com a vontade de comer.

Sucumbimos ao cansaço, à intranquilidade do Elkeson, à tolice do Lucas, ao baixo desempenho, hoje, de Fellype Gabriel e Maicosuel. Mas foi mais do que isso. Retornando do NOSSO ESTÁDIO ouvindo rádio, comentavam sobre as vitórias de Fluminense e Santos (que derrotou o Guarani por 3 a 0), se teriam sido vitórias dos dois melhores times do país. Alguns comentaristas disseram que sim, outros que seriam dois dos melhores, e aí eu acrescento: dois dos melhores times sulamericanos.

É, não podemos desprezar o elenco tricolor. Resultado foi muito mérito deles, em especial de um velinho  de 34 anos, chamado Deco. E para polemizar, lanço logo a pergunta: porque jogador de 34 anos pode ser bom para eles, e de 36 é péssimo para nós?

Acho que agora é guardar o campeonato carioca no freezer. Não acho que podemos nos dar por vencidos. O adversário é forte e o placar é ruim, mas para sairmos do imponderável do futebol, citado pelo Paret, que tal irmos pelo ponderável? No próximo domingo entraremos com o peso da derrota e eles com os louros da vitória? Mas e se quarta-feira nos classificarmos bem, e na quinta eles forem eliminados, dois resultados absolutamente normais? Como seria o clima desta partida de domingo?

Com tantas perguntas, a única coisa que fica claro é que vamos virar a página hoje mesmo. O que interessa é o jogo contra o Vitória. Copa do Brasil, desde o início do ano, é o nosso foco.

Para encerrar, duas observações:

- Não quero crucificar o Lucas, mas na Copa do Brasil o Botafogo fez 5 partidas, ele tomou um amarelo em cada uma das 3 primeiras, ficou suspenso na quarta, e tomou mais um amarelo no jogo passado. Ele já está até ficando marcado por isso, virou alvo fácil.

- A torcida teve um comportamento sensacional hoje. Incentivou enquanto pode, mesmo quando já perdíamos, e evitou ao máximo as vaias. Só não se conteve, com tímidos gritos de "burro", quando OO tirou Loco, e não perdoou o Elkeson quando foi substituído.

Abraços!

85 comentários:

  1. Joguinho complicado...

    Fim de um primeiro tempo em que abdicamos de jogar após o nosso gol (após o tempo técnico) e chamamos o time deles para o jogo. Chamamos na medida em que não continuamos com a marcação na mesma balada dos minutos iniciais. Segundo tempo promete.

    Paret.

    ResponderExcluir
  2. Termino do 1° tempo, estamos jogando com um a menos, Elkenson não entrou em campo, temos que melhorar no 2º tempo, senão...

    ResponderExcluir
  3. 28 min segundo tempo sai Elkenson, agora com 10 jogadores vamos tentar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Amigos Alvinegros.

    A inferioridade técnica do Botafogo nesta partida foi gritante.

    O pior é quando OO tenta tirar um coelho da cartola, sempre a mesma coisa, Caio ou Herrera, Herrera ou Caio.

    Isso acontece desde 2010.

    Nessas duas vitórias, contra Bangu e Vasco, não fiz comentário para ver se o time era isso tudo.

    Infelizmente não é. E não sou da turma do "quanto pior, melhor".

    Não é porque perdeu uma partida, mas porque perdeu a decisiva. Lógico, tem mais uma, mas dá para acreditar?

    Andrezinho (este não jogou), Felipe Gabriel, Lucas, Caio, Herrera, chegaram até dar-me esperança, mas numa partida decisiva mostraram o que na verdade são: jogadores medianos que não levarão o BOTA à lugar nenhum.

    Assim não dá.

    O Carioca já era.

    Que venha Seedorff, mesmo com seus 36 anos.

    Vamos torcer para que essa derrota não respingue no jogo de quarta.

    Juntar os cacos e focar na Copa do Brasil.

    Saudações Alvinegras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jonas. Em várias das opiniões trazidas por você, sua razão é completa.

      No que eu quero também concordar é que o time terá que passar uma borracha sobre 'Campeonato Carioca' e ir no jogo da quarta-feira focado na vaga, pois derrotas passam.

      Paret.

      Excluir
  5. Olá amigos de camisa,

    Infelizmente essa partida foi uma das piores do nosso fogão, a análise que eu faço são as seguintes:

    - Desgaste Físico
    - Lucas nervoso, muitas faltas e expulsão, desfalcará na próxima partida.
    - Oswaldo demorou muito para colocar algum homem de marcação após a expulsão de Lucas.
    - O time do Fluminense estava melhor tecnicamente e ofensivo com Fred, Deco, Thiago Neves, Rafael Sóbis.
    - Juiz ajudou o Fluminense em alguns lances, como o pênalty em Loco Abreu.
    - E por fim, espero que o John Lennon esteja regularizado para jogar o próximo jogo, senão, será 1 a menos e ter que fazer 3 x 0 para ir nos pênaltys, teremos que pedir a São Heleno para nos ajudar.



    Saudações Alvinegras!!

    ResponderExcluir
  6. Olá meus amigos.

    Cabeça ainda quente devido à proximidade do final da partida, voltarei mais tarde com os comentários da galera e com novas considerações acerca do que (não) jogamos hoje.

    Pois é Orlando. Encontramos, pelo que jogou hoje, um timaço pela frente e nossa marcação se perdeu totalmente em campo.

    Paret.

    ResponderExcluir
  7. 4X1, conclusão o Botafogo é um time que não pode se dar o luxo de jogar mal.
    Outras conclusões:
    Antônio Carlos é fraco e prejudica o Fábio Ferreira, Fábio não é nenhum primor de técnica, mas é muito mais zagueiro.
    Elkenson, peça nula novamente, parece não saber o que fazer em campo.
    O time depende muito da forma como joga o adversário, se o adversário ataca ótimo, caso isso não aconteça, nada acontece do nosso lado.
    O flor tem mais time e ganhou por ser melhor tecnicamente, resultado justo.
    O bom é foi no carioca, ainda dá pra consertar e seguir enfrente CB onde os times são mais fracos em relação a técnica.
    Existem pontos falhos no meio campo que tem que ser resolvido.
    Existem pontos que já estão consolidados, Jefferson, M. Azevedo, Fábio Ferreira, Maiconsuel , Loco, Felipe Gabriel e Renato.
    O que mais me preocupa é que o Andrezinho fez falta, isso é preocupante.

    Avante Fogão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Orlando.

      Hoje meu amigo, demos mole ao fazer o gol e não permanecer na cola deles mas vamos combinar: se não continuar cochilando e jogar o que pode jogar daqui por diante, nosso adversário será campeão desta Libertadores com ou sem o Santos pelo caminho.

      Mas como o que interessa aqui é o Botafogo, eu já concordei com o Jonas lá em cima de que, passe-se uma borracha sobre cariocão e vamos esfriar a cabeça para quarta-feira, um jogo em que poderíamos contar inclusive com o fator torcida para encurralar o adversário mas infelizmente, temo que ela não vá.

      Paret.

      Excluir
  8. Estou me sentindo péssimo por vim postar nessa hora, algo como um torcedor chato que só aparece nos momentos ruins pra reclamar...
    Normalmente em um desastre as causas são múltiplas nesse caso começou logo após nosso gol, falta de movimentação no meio e chutões a toda hora de A. Carlos e F. Ferreira. Ora bolas, ficar dando bico pra frente com um só atacante. Incompreensível, não sei se os jogadores queriam se poupar pela sequência de jogos, talvez pela eficiência da marcação do flu nos nossos armadores aliado a falta de movimentação e falta de paciência dos zagueiros antes de se livrar de qq maneira da bola. Nessa altura do jogo estva claro que eles iriam empatar.
    O problema na minha opinião esteve longe de ser o Elkeson, que dos homens de meio foi o que mais se movimentou. Resumindo a postura pós gol foi ridícula.
    Ai veio o segundo tempo e o Lucas, que já dava sinais de que seria expulso desde o início acabou sendo, muito burro diga-se de passagem. Na sequência do lance a defesa dormiu e gol do flor, a partir dai ladeira a baixo.
    Meio de campo com 5 jogadores e o Vovo Deco com todo aquele espaço é brincadeira. Elkeson, Maico e F. Gabriel, três garotos e toda aquela falta de movimentação é brincadeira, A burrice do Lucas é brincadeira. Não ter sequer um reserva pra nenhuma das laterais é brincadeira. Os dois atacantes do time adversário sozinhos na linha da pequena área com tempo de armar uma bicicleta cada um é brincadeira.
    Faltou inteligência, faltou gás, faltou atenção, faltou elenco e faltou sorte.
    Infelizmente merecemos o resultado, após o gol o time foi ridículo.
    Pra semana que vem ficou muito difícil, ta difícil até acreditar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dan.

      Seja sempre bem vindo, irmão alvinegro. E é muito boa a sua vinda justamente no momento em que a nossa torcida aqui precisa dialogar, debater e chegar a conlusões o mais rápido possível, visto que o jogo da CB vem aí.

      Estou esfriando a cabeça e por enquanto, fiz a postagem do jogo com o que achei do todo mas só quero opinar com mais precisão quanto os ânimos estiverem mais calmos.

      Paret.

      Excluir
    2. Olá Dan,
      realmente jogamos mal, podemos sim no próximo domingo jogar bem eles mal, sim podemos ser campeões carioca.
      O mais relevante hoje pro Botafogo é Copa do Brasil e vamos acreditar o time tem condições sim de chegar ao titulo nacional.

      Excluir
    3. E aí Dan,

      Quanto tempo meu camarada, realmente foi um desastre, estou com a cabeça inchada, acredito que o carioca está perdido, mais que sirva de lição e aprendizado, pois assim como o jogo de hoje teremos só jogos complicados até o final do ano, é a hora de avaliar o elenco e ver quem cai e se levanta ou quem vai ficar deitado chorando o leite derramado, e o Oswaldo com essa derrota vai saber claramente com quem pode contar dentro do elenco.

      Excluir
  9. Galera botafoguense, perdemos para um time superior e que fez valer essa superioridade. O flu empatou no final do primeiro tempo com um gol de bicicleta do Fred, jogador diferenciado, logo no início do segundo tempo Lucas foi expulso e no próximo lance levamos o segundo, aí f...
    Não tem que ficar remoendo pois quarta tem que passar pelo Vitória e seguir na CB, o objetivo maior nesse semestre.
    Nossa zaga é falha, todos sabemos, não temos o camisa 10 que falamos faz tempo, e sem o Andrézinho fica muito mais difícil, pois não há no elenco quem faça essa função no com eficiência.
    Precisamos de reforços e essa derrota mostra claramente isso, se quisermos ir com força para o Brasileiro, reforçar o elenco é fundamental.
    Sobre o jogo nada a acrescentar ao post do Paret

    ResponderExcluir
  10. Marcos,
    concordo com você em relação a qualidade do Flu, daí ser o campeão da libertadores tem muito chão e times de qualidade.
    Agora é hora da torcida mostrar seu valor e apoiar o time que tem limitações e que luta e honra a camisa do Botafogo, podemos superar junto com o time esses obstáculos da limitação técnica e tática.
    O torcedor de verdade torce agora é quando o time precisa dessa força extra,
    eu tô com o time e vamos a final e ganhar a Copa do Brasil.


    Avante Fogão!!!

    ResponderExcluir
  11. Só uma coisa que não tem nada com o Botafogo\, o que Neymar vem jogando é muito bonito de se ver, o futebol agradece.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Paret.
    Amigos, está difícil mais ainda dá. Se algguem der um esporro no AC pra ele parrar de achar que é o Gérson e o time colocar a bola no chão e continuar jogando depois que fizer um gol agente consegue.
    Acho que a raiva esta passando...
    ...nãp, não esta não.
    Agora se o OO mudar o esquema do time e vier com Herrera eu não vou nem assistir o jogo. O time tem que ser esse mesmo que começou hj com sabe-se lá quem no lugar do imbecíl do Lucas. O sabe-se lá fica por conta da diretoria que deixou o time sem lateral reserva.
    Vamos que vamos que ainda tem mais 90 min.

    ResponderExcluir
  13. Um momento pra pensar....

    NEM TUDO SÃO FLORES(minense), HÁ TAMBÉM ESPINHOS!!! RSRSRS

    ResponderExcluir
  14. FORÇA A TODOS ALVINEGROS DE CORAÇÃO

    Galera, é o seguinte. Primeiramente quero falar da minha postagem anterior. Falei que em clássico não existe favoritismo. Porém, há superioridade técnica. O time do Frufru é mais "encorpado" do que o nosso. O Duble OO vem pedindo reforços não é de hoje e vai ser mais um ano de "reforços" pingados e muitas "apostas". Ato contínuo o nosso Lateral Lucas, que nos últimos 6 jogos tomou 5 amarelos, já saiu no primeiro tempo "amarelado". Como bem disse o Paret, o Elkeson não entrou no jogo, só fez segurar, prender, perder e fazer jogadas sem nenhuma utilidade. A impressão que fica é que a diretoria (minúsculo mesmo) deve ter pedido para o técnico (também minúsculo) para mantê-lo, pois segundo a mídia, tinha olheiro da Europa. Não pode haver outra explicação. Um absurdo que o nosso técnico não visse que: 1) o time abdicou de atacar após o nosso gol, e com isso deu todas as "cartas" para um adversário com poder de fogo; 2) que 90% do ataque se concentrava na nossa lateral direita, e o Lucas pendurado; 3) que o Elkeson estava uma inutilidade, uma nulidade; 4) que havia necessidade de equilibrar o meio, tirando o Elkeson e colocando Jadson, e Herrera ou Caio de lateral no lugar do já amarelado Lucas. Cantei essa bola juntamente com meu irmão, também botafoguense. Não deu outra, mais uma falta e amarelo/vermelho e a coisa que já não estava boa desandou. E um jogo de 180 praticamente acabou em 90, graças ao idiota, obtuso, retardado do treinador que não viu o óbvio. Com um a menos e querem "sufocar" o Fluminense? É brincadeira. Tinha que, aí sim, jogar na retranca e buscar o contra-ataque... Não ligo para derrota, mas perdemos dessa forma por pura incompetência do técnico e pela fragilidade de nossa defesa. Não lembro o nome de alguém que comentou sobre A. Carlos e falou que o Catatua é melhor. Olha, para mim nenhum dos dois seria titular, se fosse o técnico, porém, para poder escalar outro É NECESSÁRIO TER O OUTRO, óbvio... E o tal Brinner não me parece um "Dedé" da vida... No gol de bicicleta o retardado do Cacatua (pode olhar no replay) não sabia nem para onde ir, muito menos onde estava a bola e mais uma vez ficou igual a barata tonta na linha da pequena área. No outro gol, um outro retardado (digo pela raiva) além de deixar o sujeito entrar sozinho de frente para o Jefferson, desacelerou (querendo parar e evitar a fadiga) e quando viu que fez outra kaka parando e resolver correr novamente, já era tarde e o tal fez um gol quase sem ângulo. Brincadeira isso... Quando o time do Fluminense tomou o gol o Botafogo além de abdicar de atacar, não dava mais conta de sair jogando... O Renato sumiu depois do gol... Foi sinistro esse jogo. O time se apequenou, essa é a verdade. Se o cansaço de alguns jogadores também ajudou, só Mãe Diná para dizer...
    Como bom Botafoguemse vou torcer no domingo na obrigação, pq essa já élvis... É o meu parecer SMJ.


    Fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,
      eu quem falei sobre AC e FF, só quero falar em relação ao gol do Fred, FF estava tentando cobrir AC, que no lance não marcava ninguém e estava olhando a bola e não o adversário, com relação a qualidade da dupla concordo, hoje no Brasil tem pouca opções, gostaria de ter Rever(do freguês)e o Tóloi(GO), continuo acreditando.

      Avante Fogão!!!

      Excluir
  15. Amigo Alexandre o Renato não sumiu depois do Gol ele só apareceu nesse momento, ficou claro que ele não estava preparado ainda pra jogar, ainda mais uma final. Só que não tinha ninguem pra colocar, na veradade talvez o JAdson. Vamos colocar essa tb na conta da diretoria (como vc disse, minúsculo mesmo).
    Lembro de uma das finais contra os mulambos que escalaram o Leandro Guerreiro voltando de lesão grave e ele só fez caquinha no jogo.
    Com certaza a falta de rítimo do Renato contribuiu para a estática e ineficiência de nosso meio de campo hj, tanto ofensiva como defensivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan,

      Renato e Fellype Gabriel estavam claramente abaixo dos seus padrões de jogo, e a cada minuto que passava iam perdendo mobilidade.

      Perdemos para o cansaço na mesma medida que perdemos para um elenco mais qualificado. Ter elenco proporciona exatamente isso, poder jogar todas as partidas, nos 90 minutos, com praticamente a mesma qualidade técnica. Nós não temos isso, e já havíamos visto no jogo contra o Vitória.

      OO devia ter tirado o Lucas? E colocar quem?

      Precisamos dos reforços, e é importante batermos nessa tecla quando perdemos e quando vencemos.

      Abraços.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá amigos,

    Desta vez li o texto do Paret antes de postar. No geral não faço isso, escrevo minha opinião e depois vou ver o que ficou parecido.

    Hoje, li, escrevi meu texto, e vim ler os comentários. É, todo mundo está no mesmo universo, não tem ninguém em universo paralelo. Não que exista concordância total, mas as opiniões são bem semelhantes.

    Acho que dá para sair com uma vitória no domingo que vem. A reversão do resultado pode passar a ser algo imaginável se conseguirmos uma classificação tranquila, sem muito cansaço (mas o time do Vitória é bom, e vai dar trabalho) e se o time do Flu penar e for eliminado pelo Inter. Isso pode mudar o astral das equipes totalmente para o próximo jogo. É claro que também teríamos que acrescentar todo mundo entrar ligado, conseguir de novo um gol logo nos 15 minutos iniciais, e mais um monte de coisa. Conjunção astral, alinhamento dos planetas... deixa pra lá. Vamos pensar no Vitória e na sequência da CB.

    E precisamos de lateral direito urgente, um Alessandro que fosse...

    ResponderExcluir
  18. Olá amigos.. De volta.

    Renato, como disse aí um dos brother´s, só fez o gol e assim, deveria ter ficado como opção com o time repetindo Fellype na mesma função do jogo passado. Não digo com isto que teríamos a solução anti chocolate mas enfim, tudo tinha que ter sido tentado e, de forma alguma, deveríamos chamar um time como este adversário de hoje para o jogo. Esta partida tinha que fazer uma analogia em todos os seus minutos com aquele fantástico Corinthians 0x2 Botafogo lá no Pacaembu. Com aquele esquema de jogo, teríamos hoje saído, se não com a vitória, pelo menos com um empate encorajador na certa.

    E amigo Henrique. Hoje vou discordar da questão em relação ao ameba indígena. Ele apertou sim o nosso time em marcações e cartões mais do que o adversário mas o que ocorre meu caro, é que das arquibancadas, com o jogo parecendo igual até à expulsão do Lucas, acaba ficando a impressão de que ele está amarrando o nosso jogo, e ele não estava. O adversário liso, parecia que fazia faltas quando retomava bolas e lá de cima, não vemos os lances em detalhes.

    Desde o início (desde àquele gol bem cedo), nosso time abdicou de jogar mas no restante do seu texto, é tudo isso aí mesmo. O Flu tem dormido em campo este ano mas nos jogos decisivos, mostrou o que pode fazer um elencão daqueles. Se acordarem de vez e o seu treinador acertar a mão, fica o título da Libertadores entre eles e os santistas.

    E para fechar Henrique, foi mesmo uma pena um desfecho destes num jogo decisivo, justamente num momento em que os gritos de incentivo da galera abafaram os corneteiros que vaiavam até tempo técnico. Agora, este tipo de torcedor vai infernizar o time na internet e tomara que os jogadores não se contaminem com o clima de pessimismo. Também concordo que OO não tirou Elkeson devido ao vende, não vende.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paret,

      Ele não marcou pênalti em Loco (ainda não vi nenhum replay), e deixou desde o início a impressão que estava pronto para a cirurgia. Invertia faltas, atrasava a marcação, aumentava a tensão. Só que a coisa foi bem fácil, Lucas foi voluntário, por isso falei em cirurgia eletiva, ou seja, aquela que o paciente escolhe fazer. No final o ameba não teve trabalho, não foi necessário.

      Esta foi a terceira das 5 partidas decisivas em duas semanas. Vencemos a primeira, empatamos a segunda, perdemos a terceira. Acho que podemos encerrar a sequência com duas vitórias. Água no chopp tricolor deve ser o objetivo rasteiro, se no decorrer do jogo de domingo der pra abrir mais do que um gol, aí corremos atrás do título improvável.

      Abraços.

      Excluir
    2. É isso Henrique.

      Acho que tínhamos estas decisões e duas delas, eram contra times que hoje estão bem aí no cenário fora do país.

      Hoje, perdemos para um time superior. Na CB, como já provamos ignorando o Guarani até nos seus domínios, estamos melhor que muitos e no nível dos demais.

      Vamos que vamos.

      Paret.

      Excluir
  19. O Carlos Henrique traz uma informação que é importante, o comportamento da torcida de não desancar o time, pois não se pode achar que tudo está errado e que acabou o ano.
    A competição mais importante para nós é a CB e temos um jogo importante e difícil na quarta, em busca desse título que nos colocará de volta ao cenário internacional conquistando um título nacional, pois não tenho dúvida em afirmar que não há time superior a nós disputando a CB .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Paulo,

      Além de sermos quase o dobro dos tricolores, o time procurou incentivar até mesmo quando perdíamos.

      Quando estava 3 a 1 e alguém caiu em campo para ser substituído, acho que Tiago Neves, nossa torcida não perdoou, e encheu o estádio com o grito "Viado, Time de Viado".

      Por sinal, deixa eu colocar na postagem a foto que tirei... hehehehe.

      Excluir
  20. Galera botafoguense,

    A impressão que tive foi, se o Juiz tivesse dado o penalty encima do Loco Abreu, o panorama da partida poderia ter sido outro, infelizmente o jogo era tenso, e o Loco sempre reclamando, acabou que o Juiz não foi na dele, mas o Replay mostra claramente o jogador abraçando o Loco Abreu, ele tentou se movimentar, só conseguiu mexer a cabeça. É aquele negócio já falado aqui neste blog, na dúvida marque contra o botafogo.


    Saudações Alvinegras!!

    ResponderExcluir
  21. Amigo Paret,

    Quando postei lá em cima, estava com adrenalina a mil. (Putz...Nunca aprendi direito esse negócio de crase).

    Devia ter respirado e aguardado um pouco. Acho que fui muito ácido na crítica contra o time. Como você fez meu amigo, deveria também ter esperado.

    Mas reitero, tirar essa diferença do Fluminense vai ser quase impossível.

    Para continuar a temporada é condição "sine qua non" a busca de reforços. precisamos de um bom lateral e um bom meia.

    Este Lenon e aquele que veio do Corinthians, também são apostas. Seedorff, esse sim, seria um ótimo reforço.

    Na Copa do Brasil sem Flu e Santos, acho que temos chances.

    Vamos aguardar e ver o que acontece.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo Jonas.

      No próximo domingo, vamos de franco atiradores, sem qualquer obrigação de fazer resultado. O carioca começa a ser passado mesmo antes do fim, visto que nossas chances na CB são bem reais e já acredito, agora de cabeça bem mais fria, num time partindo para cima nestes jogos que restam e fazendo aquele bom futebol mostrado até à última quarta pelo nosso mistão em Salvador.

      Paret.

      Excluir
  22. O dia que contratarem um lateral direito e dois zagueiros para o meio, deixaremos de ter um time ridículo, do meio para frente somos mais ou menos, se não forem tomadas providencias na contratação de zagueiros para o brasileiro corremos o risco de cair.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde?

    Analisando com calma, nossa torcida vive pedindo a contratação de zagueiros, mesmo reconhecendo que não é nenhuma Brastemp, mais se dermos uma olhada nos grandes times do Brasil não tão nenhuma dupla de zaga tão superior a nossa, sendo que nossa dupla joga meio exposta, pois nosso time é extremamente ofensivo e só com o Marcelo Matos que é marcador de origem, inclusive os laterais são ofensivos, diante disso acho que eles são bons, e no mercado não vamos achar muitos de nível dando bobeira por aí.
    E quanto ao jogo de ontem com toda certeza perdemos no meio campo.

    Saudações alvinegras

    ResponderExcluir
  24. Galera botafoguense, dois laterais, zagueiro, um meia centralizado e um centroavante é o que estamos esperando faz tempo e se não trazer esses jogadores teremos muitas dificuldades no Brasileiro.
    O beatle Lennon já pode jogar? pois pior que o Lucas tá jogando fica difícil.
    Quarta não tem outro resultado além da vitória, para seguir em frente e virar esta página num bom jogo contra o Fluflu no domingo.
    O coração alvinegro não pode deixar de bater forte diante da primeira derrota no ano depois de 23 jogos, e perdemos depois de ficar com um a menos em campo, pois se não houvesse a expulsão ou ele fosse substituído, podíamos perder mas não seria com esse placar.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!

    Aproveitando carona com o Lucas, deixa eu discordar do Braso também. Perdemos para um dos principais elencos da América do Sul. Não creio que com o que temos vamos brigar para não cair, mas acho que só dá para ficar no meio da tabela. Do jeito que está teremos problemas com Flu, Santos, Internacional e os ajudados Corinthians e Flamengo. Iremos encarar de igual Vasco, São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro... meio de tabela. Não dá para aceitar isso de qualquer forma.

    Agora discordando do Lucas, também parcialmente, a zaga pode até ser equivalente. Mas não sei se temos reservas a altura. Brinner? Falta testar. E só com 2 não dá. Só se estivessem muito acima dos concorrentes, o que está linge de serv verdade. Também precisamos de lateral direito. Já temos? Só depois de inscrito e vendo jogar para saber se o Lennon resolverá, se precisaremos testar o Ringo, Harrison, McCartney.

    Reforço minha tese: perdemos por conta do cansaço, cansamos porque faltou elenco. Fellype Gabriel e Renato não entraram 100%. Maicosuel, Azevedo, Mattos e Lucas estavam desgastados do jogo de quarta. Por sinal, Lucas quase foi expulso contra o Vitória, tendo sofrido o jogo todo na marcação de jogadores velozes que atuaram por ali.

    Não precisamos de gente para treinar, ou ficar no banco. Precisamos de gente para entrar e não deixar cair o nível.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia caríssimos Botafoguenses (se é que podemos dizer isso hoje)

    Eu queria evitar de criticar, pois na derrota a gente sempre fica tão p-t- da cara que as vezes fala demais e acaba dando bom dia a cavalo. Mas não posso me furtar de dizer aquilo que penso e acho.

    Vou classificar em itens porque fica mais fácil de acompanhar o raciocínio.

    1. O Botafogo é muito inferior ao time do Fluminense, e isso ficou claro ontem. Então porquê temos que partir para cima deles feito malucos se não podemos manter esta perspectiva?

    2. Sempre disse aqui, os dois patetas fs.d.p. vendem mal e compram pior ainda. Enquanto eles têm Deco, Fred, Thiago Neves e outros, temos Felipe Menezes, Andrezinho que joga uma e descansa duas e outras coisas piores. Tudo iguazinho não é? hehehehe

    3. Já tínhamos tomado um baile na semi-final da Taça Guanabara, será que o técnico não se prepara para isso. Disse aqui outro dia temos que jogar por resultado então jogar na retranca é feio mas vale ponto. Mas quem sou eu afinal para dar sujestões, eles nasceram sabendo.

    4. Não culpo o Lucas pela expulsão, afinal ele está lá para isso, e quem está na chuva é para se queimar. Na minha opinião o erro foi não te-lo substituído de imediato, já que o Elkeson ficou no vestiário, só assinou a súmula como titular mais nada. E só não falo mais nada dele porque poderia ofende-lo sem querer. Tem que sentar no banco urgente para ver se coloca a cabeça no lugar. Ao trazer o Felipe Gabriel para lateral perdemos a única opção que tínhamos de ataque. Na minha opinião tinha que substituir o Elkeson pelo Jadson e fechar o meio que foi onde o Fluminense dominou e nos colocou de quatro.

    5. Caso a parte Antônio Carlos. No jogo do Vitória já tinha deixado a desejar em dois lances um foi gol e o outro só não foi porque era tão fácil que o Neto Baiano se precipitou e chutou por cima. No jogo de ontem colocou o selo nas cagadas que vinha fazendo, um desastre.

    6. Meu grande amigo Carlos Henrique, que nível temos, SOFRÍVEL? São raros os jogadores que poderiam ser aproveitados numa ótica otimista. Alguns falam que temos um elenco mediano, pois eu acho muito ruim, e olha que sou otimista. Quanto a um jogador de 36 anos jogar nos dias de hoje, acho péssimo achar que esse argumento seja válido. Não acrescentaria nada, pois o resto não é de boa qualidade e iria sobrecarregar o de 36. Como falei no meu comentário anterior, joga-se dinheiro fora, quando se tem ótimas opções no mercado, é só procurar que acha, mas quem vai fazer isso aquelas duas múmias paralíticas que de futebol só sabem que a bola é redonda? Por favor, seriam vários Andresinhos, e já chega uma porcaria desta no time

    No mais meus caros alvinegros somos otimistas ao extremoe sempre acreditaremos numa virada, mas o técnico tem que se preparar para isso. Temos um jogo importantíssimo quarta-feira e se passarmos pelo Vitória, eu entraria com time misto domingo para correr atrás da Copa do Brasil.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Continuo sem entender porque o de 36 não serve pra nada, e o de 34 é o suprassumo dos jogadores, que faz toda a diferença. Dois anos mudam tudo isso?

      Sobre o elenco, sofrível? Tudo bem, concordo, mas o do Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, e mais uns 3 ou 4 da série A também o são. Isso para não apontar os piores. Por isso que digo que do jeito que está não brigamos para cair, mas ficamos só no meio da tabela, o que da mesma forma não é aceitável.

      Se passarmos pelo Vitória, acho que tem que botar o pessoal para correr no domingo, logo usar um time misto não é má ideia, tirando os cansados de quarta. Arrancar uma vitória por 1 a 0 e botar um pouco de água no chopp do tricolor já seria muito bom.

      Abraços.

      Excluir
    2. Meu grande amigo Carlos Henrique.

      Eu não disse que o de 36 não serve para nada, num elenco como o Real Madri ou o próprio Milan tudo bem, mas no Botafogo com este elencio que está ai, é uma questão de opinião meu amigo. o que eu quero lhe fazer entender é que se vc pode investir, talvez até menos, em um de menor idade para que vamos gastar dinheiro com um sujeito que está em final de carreira, cujo retorno de início seria um ponto de interrogação????????? Ainda mais jogando quarta e domingo toda semana, com jogos pra lá de decisivos. Com toda sinceridade se eu Luiz Fernando tivesse dinheiro para investir no Botafogo eu iria comprar com meu dinheiro um cara de 36 anos? Me desculpe mas NÃO. Procuraria algo melhor, mais barato e que não frequentasse o depatº Médico do clube com tanta frequência como este Andreruisinho.

      Eu não faço nível de comparação do Botafogo com os outros, se esses que vcc falou ai em cima são sofríveis problema dos torcedores deles. O Botafogo não pode, e não deve ser sofrível, esse sim é um problema nosso.

      Um abraço meu amigo, vamos discutir este assunto Seeford se ele vier, por enquanto acho que não vale a pena.

      Excluir
    3. Quanto a passar pelo Vitória e descansar os velinhos do elenco, também acho que seria uma boa idéia. Pois podem se preparar se passar o jogo contra os coxa aqui em Curitiba e ai no Rio vai ser pior do que foi o do Vitória em Salvador.

      Excluir
    4. Luiz,

      Até entendo o que você fala. Não conheço direito o futebol do Seedorf, e muito menos como ele está atualmente. Também tenho certeza que o valor é alto, e a questão custo-benefício incerta.

      Só pergunto o seguinte: você trocaria Jobson (24 anos) e Andrezinho (28 anos) pelo Deco (34 anos)?

      Eu trocaria. Mandaria os dois pra lá, e ainda pagava algum trocado. Com Jobson e Andrezinho dá pra fazer dinheiro e com o Deco não dá? Concordo. Então aí voltamos ao início: queremos fazer dinheiro ou jogar futebol de alto nível?

      O que falam do Seedorf é que ele está em forma. O Márcio Guedes (nada confiável, só não é pior que o RMP) diz que ele está em melhor forma que Deco e Ronaldinho Dentuço. O Paret postou aqui o "desempenho" de corrida na última partida dele.

      Finalmente, só fiz a comparação, totalmente teórica, porque o que vale é na hora do "vamos ver", no desenrolar do campeonato, para dizer que o atual elenco não entra para brigar para não cair (o Náutico vem de Alessandro e Márcio Rosário). Mas não vejo nenhum bicho papão aí não. Fazemos frente para quase qualquer clube do país. E aí é que está o problema: não devia ter esse quase.

      Ainda creio no título da Copa do Brasil.

      Creio em vitória contra o Fluminense no domingo.

      Creio em boa campanha no Brasileirão.

      Creio que podemos entrar para vencer a Sulamericana.

      Mas precisamos de reforços. E não adianta achar que qualquer jogador que o Botafogo pense em contratar não presta, nem achar que qualquer um que foi contratado é craque. Quero ver Brinner, Lennon, Vitor Junior e mais quem tiver por aí jogando. Só depois disso vou criticar, para o bem ou para o mal.

      Por enquanto tivemos as boas surpresas de Fellype Gabriel e Jadson. Podemos ver mais de Jeferson e Vitinho. Tivemos as decepções de Jobson e o esperado de Andrezinho. Tivemos Márcio Azebedo renascendo, e Lucas se apagando.

      Abraços.

      Excluir
    5. Meu amigão não me esculacha também né. Me recuso a falar do Andreruinsinho, quanto mais em comparação com o Deco.

      Um abraço

      Excluir
  27. Quando digo time misto poderia ser aquele do primeiro jogo em Salvador, pelo menos perderíamos de pouco.

    ResponderExcluir
  28. Continuo torcendo, sem entender o esquema de jogo imposto pelo Oswaldo, continuo a torcer sem entender a função do Elkenson no time, a do Maiconsuel e o porque ninguém se aproxima do Loco no ataque...torço sem entender, sou Botafogo e torço por amor não só ao futebol e sim ao Botafogo de Futebol e Regatas e outros esportes.
    Eu até gostaria de criticar com mais veemência a diretoria, como? Se não estou dentro do clube ou tenho acesso as negociatas do clube, apesar de que sendo 12º ou 14º em faturamento no Brasil, dentro de politica de austeridade, olhando aqui de fora o trabalho tá sendo bem feito, olhando o balanço e a incompreensão dos números e valores põem em xeque essa certeza.
    De que forma pode ajudar o torcedor ?? Só com dinheiro ou comprando produtos ?? Talvez criando uma campanha pela rede sociais para melhorar a autoestima do torcedor ??
    O que acham ??



    Avante Fogão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orlando, é complicado.

      Sobre o balanço, o que tenho certeza é que falta transparência. E aí como pode o torcedor se animar a colocar o dinheiro em um poço sem fundo? Eu coloco, mas vendo esses números fico me sentindo meio idiota.

      Eu até pesquisei. Notícias pela Internet falam em custo de 5 milhões e lucro de 8 milhões do Engenhão, ano passado. 13 milhões de faturamento,e onde isso está no balanço? Em lugar nenhum.

      Como podemos ter recebido 4 milhões de bilheteria e o Vasco 13 milhões, ou o Flamengo 14 milhões. Colocam mais público no estádio? Aceito. Mas 3 vezes mais? Ainda mais o Vasco, com vários jogos em São Januário.

      Aquele balanço é uma peça de ficção. Falta transparência.

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá Henrique,
      encontrei uma explicação aceitável nesse blog:
      http://www.blogdojj.com.br/2012/05/01/cia-botafogo/
      É interessante a explicação, caso esteja sendo gerido com honestidade é um bom negócio.

      Avante Fogão as glorias vos espera!!!!

      Excluir
  29. Meus amigos,

    Vamos deixar esse assunto da Cia Botafogo de lado e esquecido no Blog.
    Vamos nos concentrar no que dizem todos os torcedores inteligentes que discutem a situação financeira em todos os Blogs sobre o Glorioso: O Botafogo de Futebol e Regatas está no vermelho, com elevadas dívidas, principalmente dívidas trabalhistas, acessórias, fiscais entre outras.
    O único responsável pelas dívidas do Botafogo de Futebol e Regatas é o Botafogo de Futebol e Regatas que já fez vários acordos judiciais e administrativos e os vem cumprindo.
    Esqueçam de tudo que eu disse até hoje sobre o Botafogo não ter problemas financeiros.
    A Cia Botafogo foi criada pelo Conselho Consultivo no dia 15 de abril de 2003, por 106 votos a favor da criação, 7 votos contra a criação e 6 abstenções, e é questão interna.
    O Blog do JJ não deveria ter falado neste assunto há seis dias, levantando de novo essa questão já foi levada ao Judiciário Trabalhista e não é para ser comentada.
    A Cia Botafogo não é do interesse da torcida e nem da imprensa e pronto.

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus amigos,

      Em especial ao Carlos Henrique.

      Companhia Botafogo S/A é a empresa criada em 2003, na administração de Bebeto de Freitas, para gerir o futebol do Botafogo de Futebol e Regatas. Devido à precariedade financeira do clube, esta medida foi tomada e aprovada pelo Conselho Deliberativo do alvinegro, tornando-o um dos primeiros clube-empresa do Brasil.
      Desta forma, as receitas são remetidas diretamente para a administração, ficando livre de parte das penhoras e dívidas, possibilitando maiores condições de gerir as atividades esportivas economicamente.
      A Cia. Botafogo é a intermediária para as contratações do time, exercício e exploração financeira e comercial do desporto e da marca Botafogo, assinatura de contratos de patrocínio e também, responsável pelo arrendamento do Estádio Olímpico João Havelange.
      Registrada como holding de instituições financeiras, pode atuar com sócia, acionista, quotista ou consorciada em sociedades civis ou comerciais. Para o futuro, prevê-se a venda de ações da Companhia Botafogo na bolsa de valores. Os cargos diretivos da Cia. Botafogo não são remunerados e a função sócio majoritário é ocupada pelo Presidente em exercício do clube.
      A empresa tem sede à rua Santa Luzia, 651, 27° andar.

      Saudações alvinegras de cinco pontas.

      Merlin
      A bordo do Botafogo desde 1534

      Excluir
    2. Merlin,

      Fui lacônico, mas só não concordo que não interessa à torcida.

      Sendo assim o torcedor fica parecendo... melhor nem dizer.

      Abraços.

      Excluir
  30. Meus caros amigos..

    Uma paradinha aqui no final do expediente de trabalho para comentar com vocês.

    Inicialmente, Lucas disse cedo qual foi o motivo da goleada. Perdemos o meio de campo na volta do tempo técnico da primeira etapa.

    E vendo esta coisa de sermos candidatos a rebaixamento ou a times superiores, vou dizendo que acho sinceramente que, com um meia de qualidade (seja Seedorf ou outro que seja contratado), o reforço das laterais e uma zaga competente, ganharemos o brasileiro este ano MESMO QUE NÃO VENÇAMOS A COPA DO BRASIL.

    E sobre o que diz o Luiz, só discordo do que você falou sobre a semi da Taça GB. E nem discordo pelo resultado, derrota nos pênaltis e na última cobrança. Discordo caro amigo, pelo fato de ali, o time ter se esforçado e ter jogado, por vezes, até melhor do que o Flu que só fez mesmo o seu gol e deu mais alguns chutes na nossa meta. O que não apaga de forma alguma o fato de ontem, ter sido um jogo tipo FluminenseXBoavista, tal a inoperância do nosso time para produzir uma boa jogada de gol durante praticamente o tempo inteiro de partida.

    Já mais tarde, Orlando questionou algumas coisas e incluiu Elkeson nas suas reclamações. Eu já disse e repito caro Orlando que, ou se vende Elkeson agora pelas balas juquinha que estão oferecendo, ou se fica com um mico no ombro para sempre. Ele não tem mais jeito e vai viver de brilharecos a cada estréia em outro time, seguidos de anos de ilusão aos torcedores.

    Tem também a coisa do Seedorf e da sua idade e aí caro Luiz, não sou de opinião de que ele seja canela de mingau feito o Andrezinho. O que vai ocorrer com ele é o mesmo que aconteceu com o Deco: chega, vai se adaptando e tendo aquelas contusões oportunistas até que os músculos se adequem ao nosso calendário. Aí, poderá ser, por mais uns 2/3 anos, o diferencial deste time.

    E para fechar os assuntos desta tarde, o que sei da Cia. Botafogo é justamente o que saiu na mídia quando do contrato de licitação do Engenhão, tendo sido esta ‘empresa’ a principal responsável por ter o alvinegro cumprido as exigências legais para a vitória do clube no processo licitatório. Eu a considero uma boa sacada dos homens do Fogão e só torço para que a consigam fazê-la alçar vôo. Isto, claro que ajudado por títulos de expressão, pode vir a ser a redenção do Glorioso, visto que em clubes do Rio de Janeiro, com a praia ao lado, a vinda de novos associados da forma como o fazem times de cidades com lazer mais fechado (Inter no sul e Corinthians em S. Paulo), é bem mais complicada.

    É isto..

    Paret.

    ResponderExcluir
  31. A cia botafogo acertou no arrendamento em comodato de engenhão, mas nas contratações foi um desastre total, conseguiram trazer 2 atacantes argentinos da pior qualidade, só deram prejuízos, Andrezinho, Antonio Carlos, Lucas e etc são uma piada, vemos alguns clubes como Coríntias, São Paulo, Fluminense, Vasco e outros pelo Brasil contratarem bem melhor, o que vai nos salvar vai ser os jogadores vindo da base e o trabalho no setor melhorou muito e ponto final, ainda tenho esperanças no Jobson que é bom jogador e poderá ser até craque, o restante só chegarão a bons jogadores, então temos que sermos realistas e conformar com o que temos até com a incompetência dos dirigentes nas contratações e gestão do clube, afinal somos só insignificantes torcedores como foi dito por um possível colaborador acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Braso,

      Não denominei os torcedores como sendo insignificantes.
      Apenas disse, e repito que o assunto não é para ser tratado e discutido entre torcedores e nem pela imprensa.
      A questão envolve muitos vértices e, principalmente, questões jurídicas que não estão dentro das quatro linhas de um campo de futebol.
      Nem é matéria da Justiça Desportiva.
      A Cia não adotou a forma de Sociedade Anônima por razões simples.
      Torcedor tem que torcer e apoiar o Clube Botafogo de Futebol e Regatas.
      Em todas as modalidades esportivas praticadas pelo Clube e não apenas no futebol profissional, como a maioria age.
      Quer o time profissional esteja na 1ª, na 2ª, na 3ª, na 4ª ou na 5ª Divisão serei sempre Botafogo.
      Interessante é que nunca vi qualquer torcedor, em qualquer Blog, falar e discutir as demais modalidades esportivas que deram e dão glórias ao Clube.
      É só o futebol profissional que interessa.
      Alguém assistiu ao jogo de futebol de salão que hoje foi transmitido pela Sport ?
      Sabem o resultado ?
      Tudo tem de ser apenas para o futebol profissional.
      Estranho não é este tipo de torcida ?
      Torcedores que querem discutir o destino de um Clube MULTIESPORTIVO, mas que só se interessam pelo futebol profissional.
      Torcedores de uma nota só.
      E querem títulos, exigem títulos.
      Querem (quase exigem) a contratação de A, B, C e D, mas só assistem os jogos através da tela do computador ou da TV instalada no boteco da esquina, porém adoram palpitar.
      A Cia Botafogo S.A. não tem torcedores e nem disputa campeonatos.
      Os torcedores gostam de dizer que têm o Engenhão ? Então ótimo.
      O Engenhão é orgulho dos Botafoguenses e da engenharia brasileira.
      Nem sabem, porém, como o Engenhão foi conquistado.
      Os torcedores gostam de dizer que os salários de todos empregados do Clube estão em dia, especialmente os dos jogadores, então ótimo.
      Parabéns para os torcedores.
      Embora a frequência nos estádios não pague sequer a manutenção da Comissão Técnica (excluindo os 400 mil mensais e demais proporcionalidades do técnico).
      Mas alguém paga. Caso contrário o Oswaldo teria pulado fora.
      Porém dinheiro para a Globo, que esnoba o Clube do Botafogo, os torcedores têm.
      Os torcedores do Botafogo foram, algum dia, chamados para uma campanha do tijolo, como foram convocados os torcedores do Flamengo ?
      A resposta é não.
      Os torcedores não foram chamados para assumirem as dívidas antigas, muito antigas, muito antigas, sendo que, por exemplo, a dívida de 4 milhões do Botafogo com o jogador Bebeto é considerada uma das mais recentes.
      O Botafogo está dando a volta por cima sozinho (sozinho, sozinho, sem ajuda da mídia, sem ajuda da TV Globo e sem a ajuda das diversas Federações), desde a Presidência do Bebeto de Freitas.

      Braso desculpe pelo desabafo, não fique chateado.

      Saudações alvinegras de cinco pontas.

      Merlin
      A bordo do Botafogo desde 1534

      Excluir
    2. Caro Merlin.

      A Cia Botafogo, que também foi citada por mim, se voltar a se mostrar como ocorreu em 2007, quando Bebeto de Freitas alardeou sua existência para falar da aquisição do Engenhão, será sim motivo de comentários no blog. Por enquanto, sei que a existência deste S.A., criou a possibilidade de ser o Fogão o único clube dos grandes habilitado a participar da Licitação para a Arena.

      E quanto aos torcedores que só se interessam por futebol amigão, isto é fato desde que o mundo do futebol é do jeito que aí está. Se o cara não gosta de ver a bola rolando na praia ou nas quadras, não vai se interessar por isto.

      Fiz uma postagem sobre o nosso glorioso ano de 1962 mas talvez nem me interessasse por um supertime de vôlei do Botafogo como o foi o do uncecacampeonado, visto que não paro na rua para ver uma boa partida de vôlei, mas quase me atraso para o trabalho por uma pelada da garotada da escola próxima ao meu local de trabalho, numa quadra de grama sintética durante o dia. Isto é o gosto de cada um.

      Eu até gostaria de ver o clube bem na natação (voltando a produzir recordiscas como Silvio Fiolo), mas o que amo mesmo é o futebol. É bom ver na divulgação do clube tantas categorias de base de outras modalidades vencendo até fora do país, mas isto para mim são dados, são números. Um golaço do Mago ou uma grande defesa do Jefferson é que me interessam e até por isto, o blog fala basicamente de futebol.

      Desculpe ser tão prolixo num comentário que deveria vir apenas com a informação da minha predeleção pelo esporte bretão, mas as explicações couberam e não poderia deixar de trazê-las. E repito, vida longa à Cia Botafogo mas ela pode sim ser deixada de lado se ali ficar. Se algo vier à tona que envolva o seu nome, ela será citada a não ser que sejamos obrigados por força maior a deixar de fazê-lo.

      Abraços meu caro amigo.

      Paret.

      Excluir
    3. Assisti até o Joinville virar para 2 a 1. Daí meu filho "confiscou" o controle remoto e mudou de canal...

      Não basta à mulher de Cesar ser honesta, tem que parecer honesta. A Cia Botafogo é ótimo negócio, mas se ela deve fazer coisas que os torcedores não devem saber, isso não pode ser apoiado.

      Abraços.

      Excluir
    4. Pensei, pensei, pensei, e tico e teco entraram em acordo sobre a dúvida:

      "O Botafogo está dando a volta por cima sozinho (sozinho, sozinho, sem ajuda da mídia, sem ajuda da TV Globo e sem a ajuda das diversas Federações), desde a Presidência do Bebeto de Freitas."

      Qual Botafogo que tem dado a volta por cima sozinho? A Cia Botafogo ou o Botafogo de Futebol e Regatas?

      Se for o primeiro, é sozinho mesmo, ja que a torcida não lhe interessa, e nada que lhe diga respeito interessa à torcida. Se for o segundo, está dando a volta por cima junto com sua torcida, sócio proprietários e sócios torcedores, apesar das dívidas imensas e que só fazem crescer, e do faturamento pequeno. Vejam que a dívida já chega a quase 7 vezes o faturamento anual. Em relação ao patrimônio eu não sei, mas não ficaria surpreso de saber que o Botafogo Futebol e Regatas não tem patrimônio nenhum.

      Abraços.

      Excluir
  32. Valentes Alvinegros

    Curtas e Grossas
    1)No UOL, saiu esta entrevista do Thiago Neves que é muito ESCLARECEDORA e copio abaixo:
    " Ao mesmo tempo, o próprio Thiago explicou que os gols saíram de jogadas que tinham sido treinadas. "A gente treinou no sábado, o Abel vinha falando para entrar na diagonal. A gente fez o que ele pediu e deu em gols. Ele viu um defeito do Botafogo e soubemos aproveitar".

    Percebam que Abel enxerga o jogo e viu essa facilidade de entrar em diagonal pela nossa defesa e OO não enxergou isso ! Ponto pro técnico deles e Lucas aí não foi tão culpado assim !!

    2)Quantos times já seguraram o placar jogando com 10 ? Porque nós não sabemos ? Não temos preparo físico ou emocional ??

    3) Se somos tecnicamente inferiores porque não jogar humildemente fechadinhos ??

    4)OK Carlos Henrique,vc venceu:: Seedorf com 36 pode vir jogar já que Elekeson e Maicossuel não conseguem nem se mexer com 25 anos

    5)Por último: Que sistema de jogo é esse do OO que só tem chutão pra frente ? Que futebol é esse ? Onde está o treinador que não sabe treinar uma saída de bola ou uma jogada ensaiada ? Chega de chutão pro Loco Abreu ! Parem com isso !!! O Flumigay não é o Bangu !

    MORAL DA HISTÓRIA: PRINCIPAIS CULPADOS DESSE VEXAME:

    A) FALTA DE UM SISTEMA TÁTICO POR PARTE DO O.O.
    +
    B)FALTA DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO (INCLUSIVE PARA O LUCAS APÓS O CARTÃO AMARELO). CULPA DOS 3 PATETAS !!
    +
    C) ELENCO CARECE DE PERSONALIDADE !!ISTO FOI VISTO NA PARTE FINAL DO BRASILEIRÃO DE 2011 !!

    Atte
    40-tinha

    ResponderExcluir
  33. Puxa vida, como nos torcedores corremos atras de um jogador diferenciado e craque, o limitado Loco Abreu nos deu esperanças de ser o cara, porque na verdade é aquela velha estoria, quem não tem cão caca com gato, vamos rezar e sofrer por mais um tempo mas sempre torcendo e apoiando, mesmos tendo de esquecer a gestão da cia botafogo e pronto.

    ResponderExcluir
  34. Em homenagem ao reforço(?) chegado hoje, Jonh Lennon...
    IMAGINE
    "Imagine que não exista nenhum paraíso
    É fácil se você tentar
    Nenhum inferno abaixo de nós
    Sobre nós só céu
    Imagine todas as pessoas
    Viver para hoje"

    É disto que precisamos porque a realidade tá F...Mas imagine!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional a lembrança, Orlando!

      A conversa está ótima, mas vou emendar por aqui. E a do McCartney, Yesterday?

      Começa assim:

      Yesterday
      All my troubles seemed so far away
      Now it looks as though they're here to stay
      Oh, I believe in yesterday

      Ontem
      Todos os meus problemas pareciam tão distantes
      Agora eles parecem que estão aqui para ficar
      Oh, eu acredito em ontem.


      Putz, ontem foi Ph0d@.

      E deixei pra falar agora. Esse negócio de superstição dá azar. Bem que eu estava resistindo a ir a jogo. Sabia que ia acontecer isso no primeiro.

      Abraços.

      Excluir
  35. BOA NOITE GALERA ALVINEGRA

    Primeiramente gostaria de partilhar a seguinte "filosofia". Vou comprar outra camisa do FOGÃO, pois eu penso que, quanto mais o nosso Botafogo fica em "dificultades" mais nós temos que ajudar, e NÃO AO CONTRÁRIO. Mas as críticas têm que ser feitas. Em que pese o duble OO ter "tentado" livrar a cara dizendo que não tinha substituto para o Lucas, isso não me convenceu. Porém, tenho que dar razão para ele, pois faz MUITO TEMPO que ele está pedindo reforços. E já em momento de decisão os reforços não chegara. Isso obviamente acarreta desgastes ao elenco, principalmente para aqueles jogadores que não tem SUBSTITUTOS NATURAIS. O Lucas é um deles (não é o caso do Elkeson). Na medida em que o jogador fica estressado e cansado, comete os desatinos que ele cometeu (faltas desnecessárias e com certa maldade, pelo menos à primeira vista). Não entendo a sumida do Renato, jogador experiente que ficou uma semana fora (descanso e recuperação) e pelo curto espaço de tempo não deveria, “a priori”, causar nenhum problema como "falta de ritmo". O Loco no jogo ficou abaixo da crítica, pois não tínhamos "munição" para servi-lo, como foi com o vAsco. Em jogo assim, ele se torna MENOS UM. O Elkeson não acertou praticamente nada... O Cabelo sozinho não conseguia furar a defesa deles, pois faltava alguém para fazer a triangulação (como na época do Super Choque). O Felippe Gabriel oscilou e alternou bons e maus momentos (sumia, vez por outra). A partir do empate o OO deveria ter pelo menos tentado retomar as rédeas do meio de campo, que estava mais perdido que cego e briga de foice. Erravam (principalmente o Elkeson) muitos passes (lembrou o vAsco no jogo passado). O ameba ajudou também, e só não ajudou mais porque não precisou. A amebice principal foi não marcar o pênalti em Loco Abreu, além de faltas que mereciam cartão e não foi dado... Mas esse "script" nós já conhecemos. E quanto a nossa zaga, esta já foi cantada e decantada por diversas vezes. Vou tomar a liberdade de discordar, mas o Falho Ferreira não é menos ruim que o Antônio Carlos. Quem sabe se, com um zagueiro de qualidade ao lado, ele (A. Carlos) não cresça... Mas o que quero dizer é que, num momento de disputas acirradas e em alto nível não temos elenco suficiente para fazer as modificações necessárias, e ISSO É CULPA DA DIRETORIA, PRINCIPALMENTE. Corroboro com o Luiz e quem mais quiser, de JOGAR PEDRAS NESSES "JUDAS"... Final do C. Carioca e não temos jogadores para as laterais, mas vendemos o Cortês por uma ótima grana (cadê a grana?). Demos de “grátis” o Felipe (zagueiro) que está no São Paulo... E pegamos o “BRINNER” QUEM? O cansaço, a falta de elenco e a inabilidade do duble OO (E DA diretoria) fizeram uma grande diferença no jogo passado. Somemos a isso a diferença técnica existente. É só compara o time principal e olhar o banco de reservas dos “florzinhas” das laranjeiras. O ingrediente final foi a expulsão do Lucas, e o doce desandou... É o meu parecer, SMJ.

    Fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dinheiro da camisa comprada e da venda do Cortez foi para a Cia Botafogo, mas isso não interessa ao torcedor... curioso, não?

      A Cia representa muita coisa boa, mas isso não se justifica que seja uma caixa preta (lembram a caixa preta da base? pois então...).

      Os reforços virão, alguns estão aí para serem vistos. Mas chegaram tarde para carioca. Espero que não seja tarde para CB, pois concordo com Luiz, Vitória pode até acabar sendo tranquilo, mas o Coxa com certeza está um degrau acima.

      Abraços.

      Excluir
  36. Eu não tinha lido o comentário do BRASO. Pois é isso mesmo... E tenha dito.

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera, no corre-corre só podia dar nisso. Na postagem acima onde se lê Braso, LEIA-SE QUARENTINHA... rsrsrs E só agora é que eu vi.. É problema de PVC (Porra da velhice chegando... kkkk).

      Com relação ao que foi dito pelo Merlin, quero dar minha opinião, mas tem que ser com calma.

      Fui...

      Excluir
  37. Meus prezados amigos..

    Dia de tempestade e se não estivermos no fim do mundo, véspera de sol claro e ventos calmos.

    Ontem, perdemos para um time (time completo e não de apenas um jogador) que jogando o que jogou ontem, não tem igual nem nesta Libertadores. Eu alertei antes que a molezinha tinha acabado no jogo contra o pequeno Bangu e contra a defesa reserva do Vasco.

    Não vamos transformar Coritiba (o deste ano) e nenhum dos outros "Botafogos" desta CB em bichos papões pois por ora, não o são mesmo. Bastará ao Botafogo ter consciência disto para jogar tranquilo na CB e fazer o caminho interrompido drasticamente em 99, quando gritávamos (nós, mais de 130 mil no Maraca), 1, 2, 3... 4, 5, 1000, carioca é o c.. .eu quero a Copa do Brasil.

    Chegou a hora galera. O time não pode perder o foco. Se o perder, na quarta feira mesmo já pode dançar. Se mantiver a cabeça no lugar, mesmo com nossos Lucas, Andrezinho e Menezes, chega numa boa nesta CB que repito, não tem nada que assuste, NEM O GRÊMIO.

    Paret.

    ResponderExcluir
  38. Hoje foi um dia proveitoso em relação ao momento vivido pelo Botafogo, compreensível a preocupação de todos independentemente dos interesses.
    As dividas as vezes podem se transformar em benefícios, não é mágica mas parece mágica, vocês conhecem alguém que faça mágica no Brasil??

    ResponderExcluir
  39. Alô meu povão-Fogão.

    Os impérios sempre acabam. A Varig, nos idos de 67/69, então uma empresa em ascenção, ajudou a votar no congresso uma lei que proibia empesas que passassem pelas dificuldades pelas quais que ela passou já perto do seu final de receberem ajuda oficial. Tinha como meta detonar de vez a Panair. Deu bingo.

    Agora nos anos 90, foi mordida pela própria cobra que ajudou a criar e também sumiu do mapa.

    A emissora líder, que despeja 200 milhões da verba destinada aos clubes somente em 2 deles e periga vê-los eliminados de tudo esta semana, vai levar um belo sacode na sua grade de programação até 2015/16.

    http://www.lancenet.com.br/botafogo/Teixeira-vinga-Globo-sair_0_695930532.html

    Claro que desta vez, com a possibilidade de ganhar todo o dinheiro que a competência empresarial não lhe permitiu antes, Klebim Milk pode sim sucumbir ao dinheiro da antigamente chamada vênus platinada mas será que o Bispo, já tendo aprendido a lição do ano passado, não virá com todas as armas que tem guardadas nos porões daqueles templos?

    Vou assistir de camarote. E mesmo sabendo que o menguitinho poderá voltar a respirar com isto, confio num Botafogo organizado para não deixar a banda passar.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paret,

      Esse mesmo Klebim Milk não é aquele que foi presidente do flamengo? E agora é o marketing da CBF? Aí tem coisa, acho que isso já existia "às escondidas" como sempre o flajudado é beneficiado pela CBF. Quanto a globo, se ela continuar injetar mais dinheiro em certos clubes que não tem dado muita expressão para manter a sua reputação poderá sofrer para manter a sua fidelidade aos campenatos de futebo, pois os templos do Bispo (Record) estão só esperando de tocaia, já deram uma beliscadinha nas cotas de tv para ter o brasileirão deste ano e fizeram a Globo aumentar os valores. É como disse os contratos a partir de 2015 a Record poderá vir com valores astronomicos. Estou rezando para isso acontecer porque certos comentaristas da Globo não tem a mínima condição de atuar, nem vou citar o nome, todos já estão carecas de saber..hehehe



      Saudações Alvinegras!!

      Excluir
    2. Meu caro Paret, bom dia para vc e todos os Botafoguenses.

      Meu primeiro emprego com 14 anos de idade foi na Panair do Brasil como mensageiro, entrei em 1963 e a Panair fechou suas portas exatamente em fevereiro de 1964. Tenho muitas saudades disto pois ali começou a minha carreira profissional servindo na Auditoria Interna da empresa.

      A Panair não foi ajudada porque a Varig ofereceu passagem de graça aos congressistas em troca de sua incorporação, o que não ocorreu, mas levou todas as linhas que a Panair fazia.

      Portanto, acho que vc errou nas datas, não foi 67/69 não. Foi antes disso.

      Quando puxei o assunto aqui sobre a Record alguns até por puritanismo me criticaram por que achavam que o Pastor era isso, aquilo e tal o que na minha opinião não vinha ao caso, pois o que interessava na época era quanto o Botafogo levaria nisso, e pelo que diziam era bem mais do que a Globo ofereceu.

      Continuo achando que o clube e os demais que puxaram a briga contra a Globo perderam a grande oportunidade de quebrar o monopólio e igualar as forças contra o que chamei de sacanagem de Corinthians e Flamerda contra não sei quantos clube do Brasil com esta exclusividade de distribuição de recursos concentrada apenas nos dois. Isso jamais poderia dar certo e aguardo com toda paixão ver sucumbir este protecionismo babaca com apenas dois clubes, como se eles fossem os únicos a ter torcida.

      Agora precisam ter o saco Roxo para briga, pois é uma guerra pesada, mas acredito piamente que um dia isso acaba, se Deus quiser.

      Um abraço a todos

      Excluir
    3. Olá,

      Nascido em 67 que sou, nada poderia acrescentar sem antes pesquisar. Uma rápida olhada, na "fonte inesgotável de conhecimentos duvidosos" que é nossa Wikipedia, e constato que este é aquele paradoxal caso em que duas opniões discordantes estão ambas corretas.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Panair_do_Brasil

      Diz um trecho:

      "Por décadas dominou o setor de aviação no Brasil. Encerrou suas atividades abruptamente em 1965, devido à sua "permanente falta de condições operacionais"."

      No parágrafo seguinte:
      "O fechamento total da empresa só se deu concretamente em 1968, pela ditadura militar, durante o governo Castello Branco devido a ligações de elementos da ditadura militar com seus amigos da concorrente VARIG, favorecida e beneficiada com o fim da Panair."

      Mais a frente, a wikipedia corrobora o fevereiro informado pelo Luiz, mas coloca um ano após, 65. Como a wikipedia não é fonte confiável, poderia seguir a pesquisa em frente, e confirmar o ano. :-)

      "Em 10 de fevereiro de 1965 a empresa foi comunicada pelo Governo Federal através de um ato assinado pelo ministro da Aeronáutica Eduardo Gomes da cassação de seu certificado de operação, ao mesmo tempo que repassava suas linhas internacionais para a Cruzeiro e para a Varig."

      Agora, voltando à nossa vaca fria. Não consigo avaliar a roída de corda que o Botafogo deu. O problema nessa história é que nenhum dos lados é confiável. Não dá para fazer uma alinça e se considerar seguro, nem com um, nem com outro. E no meu caso não é nenhuma aversão ao Bispo e sua igreja. O problema é que os métodos e técnicas que ele utiliza são os mesmos dos Marinhos.

      Abraços.

      Excluir
    4. Boa tarde Henrique!

      Estou com voce, passando para as mãos do Bispo corre-se o risco de só mudar o endereço, eu vivo muito a realidade, e a do nosso time é praticamente o temos, e o negócio é torcer-mos para que se contrate um ou dois reforços de peso, mesmo porque é melhor assim do que darmos uma de urubu e sair por aí contratando perna de pau a peso de ouro e depois ficar complicado até para se livrar deles.

      Saudações alvinegras

      Excluir
    5. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

      Passar pelo crivo da nossa Enciclopédia Carlos Henrique realmente é muito difícil.

      Fui conferir na minha carteira de trabalho de menor (naquela época existia isso) e vc está correto, entrei em Janeiro de 1964 e saí em fevereiro de 1965.

      Não poderia ser em 63 já que na época tinha 13 anos e só poderia trabalhar quando tivesse 14 anos completos.

      Parabéns Garrincha do BLOG.

      Excluir
  40. Olá meus amigos. Caro Luiz: errei de data mas o período é por aí: A Panair fechou as portas, buscou socorro governamental e a Varig, que fazia todo este “trabalho político-social” relatado por você trabalhou e muito nos bastidores pela não aprovação da Lei que poderia socorrer aquela empresa-modelo. E o encerramento das atividades foi no período citado por você mas a liquidação definitiva só veio mesmo no final dos anos 60, com a 'puxada de tapete' da Globo da aviação da época, a Varig.

    Nos anos 90, a Varig sucumbiu pela própria Lei que ajudou a criar. O parâmetro, agora também respondendo ao Henrique que falou do assunto, é bem interessante para mostrar como este império global, atualmente na berlinda e em situação de ter que promover mais um belo torneio do nordeste entre os dois povudos a quem deu 200 milhões e eliminados do Pará e do Maranhão, também pode ver seus dias de glória irem pelo buraco e não conseguir emplacar 2020 como é hoje.

    Vai acabar só lhe restando as novelas e com o dinheiro mudando de mãos, se todos os bons nomes da dramaturgia forem para outro eldorado, já era.

    Paret.

    ResponderExcluir
  41. Amanhã é o dia de mostrar ao baiano o que Botafogo tem!! Tem força, tem coragem e tem futebol pra atropelar e ir curtir o frio de Curitiba, Curitiba tá precisando de calor, calor do FOGÃOOOOOOOOO!!!!

    Avante meu Fogão!!!!!

    ResponderExcluir
  42. Amigos alvinegros,

    Hoje escutei um comentário que está no contexto do que já foi dito, sobre o futebol ser o carro chefe de um clube. Entre outros, o comentário foi sobre o envelhecimento da nossa torcida.

    O entrevistado, um economista com especialização em Marketing Esportivo, falava sobre as grandes torcidas, Flamengo, Corinthians, SP, Vasco e aí por diante. No quesito poder de compra, o Corinthians está em primeiro, pois a maioria de seus torcedores mora no sudeste onde concentra-se o maior PIB, etç.

    O que me preocupou é que o Botafogo não apareceu em nenhum momento na conversa do entrevistado, somente quando falou sobre a importância dos clubes trabalharem com MKT para ganharem dinheiro e renovarem suas torcidas, já que são objetos do MKT.(Existe muito dinheiro mas as empresas ainda tem medo de entrar neste universo).

    Quando foi perguntado sobre qual clube está com a torcida envelhecida ele foi taxativo e respondeu sem titubear; O Botafogo e um pouco o Atlético Mineiro. Tudo embasado em pesquisas. Amigos, isso foi com um murro no meu peito. Mesmo já sabendo, balancei. Tenho 51 anos e meus amigos alvinegros que conheço também estão nessa faixa.

    Por isso, se o Botafogo quiser crescer exponencialmente, tem que investir no futebol. O futebol é que leva o nome do clube além fronteiras. Não é Futebol de areia, F7, Futsal, Volei, sei lá. Acho que o Bota deveria concentrar suas forças somente no futebol e no remo. Depois de consolidado, pensar em outras modalidades. Na questão do MKT, acho que o Presidente está fazendo um bom trabalho.

    De longe, o que parece é o Maurício A, tem uma visão de longo prazo e está preparando o Botafogo para o futuro. Espero.

    Nesta quarta, Fogão na cabeça, se Deus quiser.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. caros amigos,

    Mesmo com todas as suas limitações, o Botafogo tem um time competitivo no cenário do futebol brasileiro, como demonstrado nas duas vitórias sobre o Vasco, empates contra mulambos e Flu nas fases anteriores e classificação na CB contra o virtual vice paulista.

    A questão é que, ao enfrentar times tecnicamente superiores como Flu e Santos (e talvez o próprio Vasco), para ter chance de vitória o time tem que estar num bom dia e cometer poucos erros. Infelizmente, no domingo estávamos num péssimo dia e eles num excelente dia...

    Mas vida que segue, agora é torcer para o time não sucumbir psicologicamente e avançar na CB. Passando pelo Vitória, no domingo entramos sem compromisso e, quem sabe, como disseram alguns, se estivermos num bom dia e eles não (talvez cansados pela batalha que será o jogo contra o Inter, e talvez abalados por uma possível desclassificação), podemos até marcar 1 ou 2 gols e, aí, vai sobrar emoção...

    Vamos que vamos!

    SAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, com todos os parágrafos.

      Abraços!

      Excluir
  44. Bom dia galera...

    Esta abordagem trazida pelo Jonas é séria e preocupante, visto que também sou cinquentenário e alguns outros amigos aqui do blog também.

    Mas é igualmente animador pensar caro Jonas, o salseiro provocado pelo Vasco, cuja torcida já havia até abandonado os estádios após aquele carioca de 2002 ou 2003, visto que o time passou a disputar espaço com os pequenos do Rio e chegou ao rebaixamento, e somente com aquela Copa do Brasil, está aí de volta e com todos no estádio ou nas pesquisas.

    Eu vou para este jogo de hoje no nosso estádio na esperança de que o time entre focado, visto que o elenco é muito bom e a oportunidade na CB muito animadora. Espero uma vitória e assim, esperança de não fechar no domingo de forma a desagradar nossa torcida e a partir daí, uma caminhada gloriosa por mais 3 times até à final da Copa.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta questão de envelhecimento é real, mas há certo exagero.

      Lá em casa somos 3, de 44, 17 e 12 anos. Hehehehe.

      Também estou pensando em ir hoje, mas é um horário muito ruim, só dá se for direto do trabalho e ainda devo chegar atrasado. Pior que com este horário e o dia das mães no domingo é bem provável a torcida no estádio diminuir, e vão colocar só na conta da derrota passada. Também gostaria de ir no domingo, mas terei que fazer peregrinação longa, pois as mães moram longe...

      Abraços.

      Excluir
  45. SEEDOR EM AGOSTO (final do turno do brasileirão).

    http://www.lancenet.com.br/botafogo/Puma-Seedorf-garoto-propaganda-Bota_0_696530579.html

    A Puma já se movimenta para montar um esquema para trazer o atleta, e no projeto, pagaria parte do salário do jogador.

    Agora podemos dizer que nem o atravessador Flu poderá nos prejudicar nessa.

    Paret.

    ResponderExcluir
  46. Olá amigos,

    Passei aqui rapidamente, para avisá-los que um outro blogueiro o Zé fogareiro do antigo blog do globo esporte (Globo), no qual foi expulso de lá, por qual motivo não sabemos, mas segundo ele estava relacionado a diretoria do glorioso, e agora o mesmo Zé fogareiro, está com um blog próprio, e a novidade do dia é que ele estará selecionando algumas perguntas que os leitores fizerem para a entrevista com o Vice-Presidente do nosso fogão, ou seja, o André Silva.

    Fica a sugestão para quem quiser perguntar algo interessante ou quem não conhece o blog e que tem bastante alvinegros como seguidores --> http://www.zefogareiro.com.br/entrevista-exclusiva/


    Saudações Alvinegras!!

    ResponderExcluir
  47. Meus caros amigos,
    a questão trazida pelo Jonas em relação a torcida é interessante, eu vou colocar algumas situações:
    1) Tenho um sobrinho que aos 14 anos está começando a entender o que é torcer pelo Botafogo, começando, porque tive que lhe chamar a atenção, pois ao invés de postar sobre o Botafogo em seu faceboock e postava coisas anti-flamengo. Expliquei-lhe que dessa forma ele estava preterido o Botafogo e priorizando o outro time, o que deveria fazer seria falar das glorias do seu time e não ao contrario.
    2) Uma coisa eu sempre preferi é ganhar do Vasco que do Flamengo, sempre achei e acho essa grande diferença no embate entre os dois, por mais que na maioria das vezes tenhamos jogado melhor.
    3) Existem muitos que são anti ou torcem contra o adversário do que por vitórias do Botafogo, não consigo entender isso. Uns valorizam mais uma vitória sobre o adversário que um titulo, porque?
    3) Uma amiga minha que é psicologa me disse " Na maioria das vezes em nos comparamos com outros perdemos", eu não faço questão de pertencer a maior torcida do país ou do Rio, o que quero é pertencer a uma instituição que represente algo de bom, algo que me sirva de referência e valores para que eu possa passar isso para outras gerações.
    4) " Falem bem, falem mal, enfim. Mas falem de mim. Eu me olho no espelho. Gosto de ser como eu sou. Porque quem desdenha quer comprar", é isso que penso ao super valorizar a performasse do adversário, EU QUERO FALAR DO MEU TIME!!!
    5) A mídia vende muito bem essa anti imagem e transformam em imagem positiva, nos mesmo fazemos isso, Maurício outro dia em uma palestra pra goleiros da base fez referência a um adversário para os garotos, o que sai na mídia é: O time tal é sitado na palestra da base.
    Quer dizer super valoriza quem não é merecedor, há adversários mais valoroso a serem batidos e títulos a serem conquistados de que se preocupar com tal adversário.
    6) O Botafogo não é o pior, mas com certeza tem tudo pra ser o MELHOR, em um passado glorioso, um presente modesto e um futuro promissor, o Botafogo de antes não virá acontecer, o que pode vir a acontecer é um Botafogo melhor e maior, é no que acredito.
    NÃO É A QUANTIDADE E SIM A QUALIDADE QUE FAZ A DIFERENÇA!!! ENTÃO SÓ NOS RESTA NOS QUALIFICARMOS PARA RECEBER ESSE NOVO BOTAFOGO.

    Alguém me perguntará que Novo Botafogo é esse?? Responderei não sei, só torço para que seja bom.

    Avante Fogão!!!

    ResponderExcluir
  48. Sobre a entrevista do Jonas sobre o envelhecimento da torcida, não me assusto, porque prefiro manter a qualidade da torcida e mencionar que os jovens de 50 anos em diante tem poder aquisitivo mais altos do que essa urubuzada travestidas de florzinhas fedendo bacalhau e gambá.rsrsrsr

    ResponderExcluir
  49. Olá galera.. Muito boa tarde.

    Estou já no pré-jogo (só não irei AO NOSSO ENGENHÃO se ficar parado na L. Amarela).

    Vejo muita coisa dita durante o dia e em relação ao que o Legend falou sobre o Zé Fogareiro, ele teve que sair do Globo meu amigo, devido a uma charge ou piada que mandou sobre o urubulengo naquela época do ano passado em que só perdiam.

    Ele foi fazer piada, ou então associar a coisa urubuzenta à flapress, foi advertido e acabou, ou saindo ou "sendo saído".

    Fogão 2x1 e classificado. Que venha o Coxa e vamos ver se o Flu vai trabalhar ou comemorar antes.

    Paret.

    ResponderExcluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG